TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.588

Palavras-chave:

objetos virtuais de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem, , formação de professores

Resumo

Nossas formas de agir e nosso cotidiano foram alterados com a presença intensa das tecnologias digitais nas diversas atividades, o que altera também nossa atitude em relação ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir e apresentar as possibilidades e potencialidades das tecnologias digitais na formação de professores. A investigação foi realizada por meio do estudo de caso da experiência desenvolvida no componente curricular de “Tecnologias Digitais e Produção de Materiais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pampa - Campus - Dom Pedrito. No artigo argumenta-se acerca do porquê incluir tecnologias digitais na formação de professores da educação básica a partir de bases legais e teórico-científicas e desenvolve o estudo de caso com foco: em compartilhar a proposta de processo didático metodológico de articulação das tecnologias digitais no ensino através de ambientes e objetos virtuais de aprendizagem; e apresentar um ambiente virtual de aprendizagem construído para o ensino de física como resultado desse processo. Assim o artigo apresenta de maneira concreta a operacionalização das bases conceituais desse caminho de mediação da aprendizagem, que problematiza e adapta o uso das tecnologias digitais a fim de potencializar aprendizagens autorais e ativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinara da Silva Chagas, Universidade Federal do Pampa

Funcionária Pública Municipal, atua como monitora de alunos com necessidades especiais desde 2006, é acadêmica do Mestrado Profissional do Ensino de Ciências-MPEC da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA- 2019. Licenciada em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito- 2019. integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores-UNIPAMPA.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & da Silva Chagas, S. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 27-43. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.588

Edição

Seção

Artigos Científicos