O TEOR DE SÓDIO NOS ALIMENTOS: UM CENÁRIO DIDÁTICO AO ENSINO DA QUÍMICA NOS MOLDES DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)

Autores

  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Daniel de Guarçoni Martins Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Paulo Rogério Garcez de Moura Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.573

Palavras-chave:

Ensino de Química, experimentação, íon sódio, método de Mohr

Resumo

Neste artigo é utilizado o íon sódio, suas recomendações nutricionais e o sal de cozinha como sua fonte primária, como temática científica de cenário à apresentação de uma proposta de ensino-aprendizagem à Química, particularmente utilizando-se da metodologia experimental. Nesse propósito, discute-se a Atividade Experimental Problematizada (AEP), sua teoria e método, como sistema organizacional à experimentação desenvolvida. Utilizando-se da técnica volumétrica de precipitação, nas especificidades do método de Mohr, propõe-se a análise do teor do íon sódio em um alimento ultraprocessado, o biscoito disquinho de cebola, a partir da proposição de uma situação-problema potencialmente articulável à distintos níveis de ensino da Química. Espera-se, com isso, incentivar/qualificar novas atribuições didático-experimentais dos temas da Química, muitas vezes excessivamente teorizados e desvinculados socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Silva da Silva, A. L. ., de Guarçoni Martins, D. ., Garcez de Moura, P. R. ., & Santos de Medeiros Garcia, A. R. (2021). O TEOR DE SÓDIO NOS ALIMENTOS: UM CENÁRIO DIDÁTICO AO ENSINO DA QUÍMICA NOS MOLDES DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP). Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 178-192. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.573

Edição

Seção

Artigos Científicos