O TEOR DE SÓDIO NOS ALIMENTOS: UM CENÁRIO DIDÁTICO AO ENSINO DA QUÍMICA NOS MOLDES DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.573Palavras-chave:
Ensino de Química, experimentação, íon sódio, método de MohrResumo
Neste artigo é utilizado o íon sódio, suas recomendações nutricionais e o sal de cozinha como sua fonte primária, como temática científica de cenário à apresentação de uma proposta de ensino-aprendizagem à Química, particularmente utilizando-se da metodologia experimental. Nesse propósito, discute-se a Atividade Experimental Problematizada (AEP), sua teoria e método, como sistema organizacional à experimentação desenvolvida. Utilizando-se da técnica volumétrica de precipitação, nas especificidades do método de Mohr, propõe-se a análise do teor do íon sódio em um alimento ultraprocessado, o biscoito disquinho de cebola, a partir da proposição de uma situação-problema potencialmente articulável à distintos níveis de ensino da Química. Espera-se, com isso, incentivar/qualificar novas atribuições didático-experimentais dos temas da Química, muitas vezes excessivamente teorizados e desvinculados socialmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 André Luís Silva da Silva, Daniel de Guarçoni Martins, Paulo Rogério Garcez de Moura, Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.