A PERSPECTIVA CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA REVISÃO DA LITERATURA DE TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE 2000 E 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.556

Palavras-chave:

CTS, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

O objetivo desse trabalho é investigar o que os principais periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências publicaram, nos últimos vinte anos, sobre a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para isso, empregou-se as orientações metodológicas para uma Análise Textual Discursiva (ATD). As publicações apontam que, de maneira geral, mesmo ainda muito atrelado ao slogan de Alfabetização científica ou como oposição ao Ensino Tradicional, discussões sobre a perspectiva contribuem para a construção de uma concepção contemporânea em CTS, favorecendo, dentro da comunidade escolar, a criatividade, a criticidade e a liberdade no debate de questões sócio científicas. Este trabalho contribui para o debate acerca da perspectiva CTS na formação inicial e continuada de professores, bem como sobre a necessidade de uma reelaboração crítica dos materiais de apoio, a fim de fornecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias no contexto escolar.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Antunes Mendes, A., Gonçalves Müller, M., & Reyes Marques, N. L. (2022). A PERSPECTIVA CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA DE TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE 2000 E 2019. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(1), 104-118. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.556

Edição

Seção

Artigos Científicos