AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
ONDE ESTÃO ESSES RECURSOS?
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.522Palavras-chave:
Recursos Tecnológicos; Educação Inclusiva; Sala de Recursos Multifuncional.Resumo
Este artigo objetivou identificar os recursos tecnológicos disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas da rede estadual de ensino do município de Ponta Grossa, Paraná (Brasil), caracterizando o uso desses recursos pelos professores em suas práticas pedagogicas inclusivas, bem como suas percepções acerca da importância das tecnologias no trabalho com alunos público-alvo da educação especial. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto por cinco questões abertas, aplicado a vinte e seis professores atuantes de vinte e seis escolas da rede estadual. Os resultados indicam que a maioria das SRM dispõe de recursos tecnologicos, sendo o computador o equipamento mais mencionado pelos participantes. Contudo, ainda foram evidenciadas escolas que não contam com tais recursos, o que leva docentes a buscar alternativas de trabalho para suprir essa carência. Diversos professores relataram dificuldades, entre as quais se destacam a ausência de recursos financeiros para a manutenção dos equipamentos disponíveis e para aquisição de materiais de apoio, configurando-se como um fator que compromente o desenvolvimento do trabalho pedagógico. No que se refere à importância dos recursos tecnológicos nas SRM, todos os participantes consideram as tecnologias como essenciais para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, reconhecendo-as como aliadas no processo de complementação e suplementação dos conteúdos e, consequentemente, na promoção da inclusão educacional.
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