AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

ONDE ESTÃO ESSES RECURSOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.522

Palavras-chave:

Recursos Tecnológicos; Educação Inclusiva; Sala de Recursos Multifuncional.

Resumo

Este artigo objetivou identificar os recursos tecnológicos disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas da rede estadual de ensino do município de Ponta Grossa, Paraná (Brasil), caracterizando o uso desses recursos pelos professores em suas práticas pedagogicas inclusivas, bem como suas percepções acerca da importância das tecnologias no trabalho com alunos público-alvo da educação especial. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto por cinco questões abertas, aplicado a vinte e seis professores atuantes de vinte e seis escolas da rede estadual. Os resultados indicam que a maioria das SRM dispõe de recursos tecnologicos, sendo o  computador o equipamento mais mencionado pelos participantes. Contudo, ainda foram evidenciadas escolas que não contam com tais recursos, o que leva docentes a buscar alternativas de trabalho para suprir essa carência. Diversos professores relataram dificuldades, entre as quais se destacam a ausência de recursos financeiros para a manutenção dos equipamentos disponíveis e para aquisição de materiais de apoio, configurando-se como um fator que compromente o desenvolvimento do trabalho pedagógico. No que se refere à importância dos recursos tecnológicos nas SRM, todos os participantes consideram as tecnologias como essenciais para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, reconhecendo-as como aliadas no processo de complementação e suplementação dos conteúdos e, consequentemente, na promoção da inclusão educacional.

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Biografia do Autor

Rejane Fernandes da Silva Vier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, Câmpus Ponta Grossa.

Rosemari Monteiro Castilho Foggiato Silveira , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia: Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT).

Sani de Carvalho Rutz da Silva , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Ciência dos Materiais pela UFRGS. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia: Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT).

Cliciane Fernandes Correia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR-Campus Ponta Grossa-Paraná.

Moises Marques Prsybyciem, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, Câmpus Ponta Grossa.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Vier, R. F. da S. ., Silveira , R. M. C. F. ., Silva , S. de C. R. da ., Correia, C. F. ., & Prsybyciem, M. M. . (2025). AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS: ONDE ESTÃO ESSES RECURSOS?. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 207-219. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.522

Edição

Seção

Artigos Científicos