O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.50Palavras-chave:
Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica.Resumo
Atualmente, as pesquisas em educação em ciências apontam para a necessidade de prover os indivíduos de conhecimento científico e ao mesmo tempo torná-los capazes de tomar decisões que envolvam também questões não científicas. Diversos autores discutem que a Alfabetização Científica - AC representa um parâmetro para o ensino de ciências. Nesta pesquisa preocupamo-nos na promoção da AC no ensino, para isso, propusemo-nos o desenvolvimento de uma atividade investigativa objetivando analisar a presença de indicadores de AC e de Argumentação. O desenvolvimento desta atividade envolveu os alunos em um contexto de investigação científica a partir da utilização de recursos culturais como: falar, escrever e ler. Como resultados foram identificados: utilização de linguagem científica e estabelecimento de relação de significados sobre os fenômenos; presença majoritária de indicadores de AC relacionados à construção de ideia lógica e à explicação da situação analisada; construção de argumentos completos contendo D (dado), J (justificativa) e C (conclusão). Com isso, consideramos que a presença dos indicadores de AC e de Argumentação indica que a AC está em processo. Em relação ao Ensino por Investigação e a Argumentação, conclui-se que ambos se apresentam como abordagens e/ou modalidades didáticas que privilegiam situações didáticas com características do trabalho científico.
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