O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.50

Palavras-chave:

Argumentação Científica, Aprendizagem Científica, Ensino de Ciências, Investigação Científica.

Resumo

Atualmente, as pesquisas em educação em ciências apontam para a necessidade de prover os indivíduos de conhecimento científico e ao mesmo tempo torná-los capazes de tomar decisões que envolvam também questões não científicas. Diversos autores discutem que a Alfabetização Científica - AC representa um parâmetro para o ensino de ciências. Nesta pesquisa preocupamo-nos na promoção da AC no ensino, para isso, propusemo-nos o desenvolvimento de uma atividade investigativa objetivando analisar a presença de indicadores de AC e de Argumentação. O desenvolvimento desta atividade envolveu os alunos em um contexto de investigação científica a partir da utilização de recursos culturais como: falar, escrever e ler. Como resultados foram identificados: utilização de linguagem científica e estabelecimento de relação de significados sobre os fenômenos; presença majoritária de indicadores de AC relacionados à construção de ideia lógica e à explicação da situação analisada; construção de argumentos completos contendo D (dado), J (justificativa) e C (conclusão). Com isso, consideramos que a presença dos indicadores de AC e de Argumentação indica que a AC está em processo. Em relação ao Ensino por Investigação e a Argumentação, conclui-se que ambos se apresentam como abordagens e/ou modalidades didáticas que privilegiam situações didáticas com características do trabalho científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Alves Ramos, R., & Regina Parisotto Guimarães, C. . (2022). O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 05-20. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.50

Edição

Seção

Artigos Científicos