A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS

Autores

  • Guilherme Schwan Rede pública municipal do município de Santo Ângelo
  • Rosemar Ayres dos Santos UFFS

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.488

Palavras-chave:

abordagem temática, currículo, Freire, CTS, educação básica

Resumo

Configurações curriculares pautadas por abordagem temática vêm sendo utilizadas em processos como forma de redinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a problemática analisada busca a compreensão de: como as configurações curriculares estão sendo desenvolvidas na perspectiva da abordagem de temas na Educação Básica? Objetivando discutir as diferentes formas de desenvolvimento da abordagem por temas, buscando aproximações à perspectiva Freire/CTS. O foco do trabalho está no desenvolvimento efetivo de práticas em sala de aula na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por quatro periódicos com escopo nas áreas de Biologia - Revista Bio-grafia, Física - Revista Brasileira de Ensino de Física, Química - Revista Debates em Ensino de Química e Ciências - Revista Ciência & Educação. Como metodologia de análise utilizou-se a Análise de conteúdo, com categorias definidas a priori: a) Abrangência dos temas; b) Surgimento dos temas; c) Disciplinas envolvidas na estruturação do tema; d) Relação tema/conteúdo e) Conteúdo tradicional designado de tema. Vinculados a essas categorias identificamos, que Paulo Freire é um dos grandes referenciais em abordagens temáticas, como parte de um processo essencialmente dialógico, que a partir da aproximação ao enfoque CTS, busca formar cidadãos críticos e responsáveis na tomada de decisões envolvendo problemáticas Científico-Tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Schwan, G., & Ayres dos Santos, R. . (2022). A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(1), 52-69. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.488

Edição

Seção

Artigos Científicos