O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.457Palavras-chave:
ensino, prática corporal, sistema cardiovascularResumo
Considerando que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar deve integrar pensamentos, sentimentos e ações para favorecer a aprendizagem com significado, o objetivo desse estudo foi compreender o processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, assumiu como principal referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Um plano de ensino cujo tema eram as respostas do sistema cardiovascular ao exercício físico, considerando sua relação com a Saúde e com a Aptidão Física, foi desenvolvido. Registros foram obtidos por meio da gravação das aulas, anotações em diário de campo e atividades escritas. Os dados foram analisados e discutidos considerando o aluno, o conteúdo, o professor, o contexto e a avaliação. Foi possível identificar evolução no conhecimento dos alunos, embora, para níveis abaixo do desejado. Acreditamos que a aprendizagem dos alunos tenha sido negativamente influenciada pelo contexto. Por outro lado, o professor parece ter interferido positivamente no processo. Os alunos demonstraram motivação para aprender, mas valorizavam muito o conteúdo prático. Parte deles apresentou resistência às tarefas teóricas e à avaliação escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Belmont, Evelyse dos Santos Lemos

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.