O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cristiano José Martins de Miranda FIOCRUZ
  • Rachel Belmont FIOCRUZ
  • Evelyse dos Santos Lemos FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.457

Palavras-chave:

ensino, prática corporal, sistema cardiovascular

Resumo

Considerando que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar deve integrar pensamentos, sentimentos e ações para favorecer a aprendizagem com significado, o objetivo desse estudo foi compreender o processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, assumiu como principal referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Um plano de ensino cujo tema eram as respostas do sistema cardiovascular ao exercício físico, considerando sua relação com a Saúde e com a Aptidão Física, foi desenvolvido. Registros foram obtidos por meio da gravação das aulas, anotações em diário de campo e atividades escritas. Os dados foram analisados e discutidos considerando o aluno, o conteúdo, o professor, o contexto e a avaliação. Foi possível identificar evolução no conhecimento dos alunos, embora, para níveis abaixo do desejado. Acreditamos que a aprendizagem dos alunos tenha sido negativamente influenciada pelo contexto. Por outro lado, o professor parece ter interferido positivamente no processo. Os alunos demonstraram motivação para aprender, mas valorizavam muito o conteúdo prático. Parte deles apresentou resistência às tarefas teóricas e à avaliação escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Martins de Miranda, C. J. ., Belmont, R. ., & dos Santos Lemos, E. . (2021). O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(2), 132-153. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.457

Edição

Seção

Artigos Científicos