TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ÁREA DE MATEMÁTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL DA BNCC: REFLEXÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.440Palavras-chave:
política educacional da BNCC, tecnologias digitais na educação, políticas educacionais, educação básica, ensino de matemática, objetos de aprendizagemResumo
Este artigo apresenta dados e reflexões de pesquisa, referente à área de Matemática do Ensino Fundamental - Anos Finais, do discurso presente no texto da Política Educacional - Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sob a perspectiva das tecnologias digitais para ressignificar o ensino. Um breve histórico de políticas educacionais é apresentado a fim de contextualizar a implementação da BNCC. A pesquisa baseia-se na coleta qualitativa de dados, analisando o conteúdo e aspectos formais presentes no discurso escrito, no sentido, na retórica e nas palavras do documento da BNCC, considerando a prática matemática com tecnologias digitais, o pensamento computacional e objetos de aprendizagem. Os resultados obtidos até o momento demonstram que na BNCC as tecnologias digitais ainda estão relacionadas de forma tímida com os conhecimentos matemáticos analisados nas áreas temáticas da base, dada a referência ao assunto presente no discurso de seu texto. Problemas como a formação dos educadores, o planejamento e a necessidade de novas práticas docentes são abordados, uma vez que podem contribuir para a compreensão, a visualização e a representação no ensino de Matemática. Dessa maneira, concluímos que é preciso cobrar políticas educacionais capazes de dar conta dessas necessidades que a nova realidade nos impõe.
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