ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA

UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA

Autores

  • Rafael Moreira Siqueira Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-9032-5831
  • Franciele dos Santos de Araújo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Gilsélia Macedo Cardoso Freitas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.44

Palavras-chave:

alfabetização científica e tecnológica, livro didático, formação didática

Resumo

A importância da alfabetização científica para a formação cidadã para todos os estudantes, em especial para os estudantes que frequentam a EJA, é de grande relevância, de forma que eles possam ter conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a ciência e seus correlatos. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho cientifico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes.

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Biografia do Autor

Rafael Moreira Siqueira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia

Franciele dos Santos de Araújo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Gilsélia Macedo Cardoso Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidad del Mar (Chile). Professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Moreira Siqueira, R., dos Santos de Araújo, F., & Macedo Cardoso Freitas, G. . (2021). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 20-41. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.44

Edição

Seção

Artigos Científicos