A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A PRÁTICA COLABORATIVA NO CENÁRIO DAS POLÍTICAS INDUTORAS DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.439Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Aprendizagem Significativa, Educação em SaúdeResumo
Este artigo discute a Formação em Saúde em uma perspectiva inovadora e provém de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que avalia a concepção de discentes egressos do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) em relação a participação no processo ensino/aprendizagem/avaliação das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, Brasil. Fundamenta-se nas perspectivas da educação interprofissional, aprendizagem significativa, trabalho em equipe e práticas colaborativas. A abordagem com complexidade em saúde se faz necessário para qualificação da assistência à saúde e as formas uniprofissionais de atuação, de forma isolada, são insuficientes. A interdisciplinaridade e interprofissionalidade são estimuladas a fim de superar esse descompasso e visando a investigação dessa situação, aplicou-se instrumento tipo likert e perguntas abertas à 50 egressos dos Programas. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de competências para interprofissionalidade e atuação com crítica, através do reconhecimento dos princípios, conceitos, pressupostos e de ações conjuntas que estimularam reformas curriculares, contudo, prevalece a desigualdade de acesso aos Programas. Assim, esse artigo reforça a necessária interferência das Políticas Indutoras de Reorientação da Formação em Saúde para a qualificação dos processos formativos e assistenciais da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Nara Maria Holanda de Medeiros, Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani , Evelyse dos Santos Lemos
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.