CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO, POR MEIO DO MOVIMENTO BYOD, PARA UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA COM USO DAS TIC
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.438Palavras-chave:
Ensino de Química, TIC, Movimento BYODResumo
Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através do movimento BYOD - Bring Your Own Device, para uma maior motivação e aprendizagem no ensino de Química. O movimento BYOD é uma prática em que as pessoas trazem os seus próprios dispositivos tecnológicos para o ambiente de aprendizagem, proporcionando a utilização de uma nova prática pedagógica que visa a interatividade, o desenvolvimento da autonomia, o trabalho colaborativo e cooperativo, favorecendo a participação ativa dos estudantes. O estudo foi realizado com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, por meio da elaboração de materiais audiovisuais sobre a chuva ácida. A atividade proporcionou maior envolvimento e participação dos estudantes durante as aulas, tornando-os sujeitos ativos na construção dos seus próprios conhecimentos, além de favorecer a interação entre o estudante e os dispositivos tecnológicos e, principalmente, o uso consciente das TIC para o estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Micheli Kuchla, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Awdry Feisser Miquelin
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.