CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO, POR MEIO DO MOVIMENTO BYOD, PARA UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA COM USO DAS TIC

Autores

  • Micheli Kuchla SEED - Prudentópolis - PR
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Awdry Feisser Miquelin UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.438

Palavras-chave:

Ensino de Química, TIC, Movimento BYOD

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através do movimento BYOD - Bring Your Own Device, para uma maior motivação e aprendizagem no ensino de Química. O movimento BYOD é uma prática em que as pessoas trazem os seus próprios dispositivos tecnológicos para o ambiente de aprendizagem, proporcionando a utilização de uma nova prática pedagógica que visa a interatividade, o desenvolvimento da autonomia, o trabalho colaborativo e cooperativo, favorecendo a participação ativa dos estudantes. O estudo foi realizado com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, por meio da elaboração de materiais audiovisuais sobre a chuva ácida. A atividade proporcionou maior envolvimento e participação dos estudantes durante as aulas, tornando-os sujeitos ativos na construção dos seus próprios conhecimentos, além de favorecer a interação entre o estudante e os dispositivos tecnológicos e, principalmente, o uso consciente das TIC para o estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Kuchla, M. ., de Carvalho Rutz da Silva, S. ., & Feisser Miquelin, A. . (2021). CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO, POR MEIO DO MOVIMENTO BYOD, PARA UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA COM USO DAS TIC. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(2), 86-99. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.438

Edição

Seção

Artigos Científicos