A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.437Palavras-chave:
aprendizagem significativa, formação de professor, revisão da literatura, ensino de ciênciaResumo
Partindo do pressuposto de que o significado de aprendizagem significativa é central na formação do profissional do ensino e que a Teoria é um referencial com grande potencial para subsidiar o ensino e a pesquisa sobre o ensino, nos questionamos sobre como a TAS vem sendo contemplada nos contextos educativos e no da sua investigação. Para tanto, optamos por analisar artigos científicos sobre formação de professores, inicial e continuada, apoiados na Teoria. Utilizamos a plataforma SciELO como base de dados para a nossa revisão bibliográfica. Nela buscamos artigos que continham os termos “aprendizagem significativa” e “formação de professores” em seus títulos, resumos e ou palavras-chaves. Para análise e discussão dos dados utilizamos a ferramenta heurística Vê de Gowin, que nos propiciou compreensão sobre o processo de produção do conhecimento de cada artigo e como os autores articulam suas pesquisas com a TAS. Encontramos uma baixa frequência de artigos que discutem a formação de professores à luz da TAS e, mesmo nesses artigos, a apropriação da teoria merece maior aprofundamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Luciana Lougon, Evelyse dos Santos Lemos

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.