A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Evelyse dos Santos Lemos FIOCRUZ
  • Luciana Lougon

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.437

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, formação de professor, revisão da literatura, ensino de ciência

Resumo

Partindo do pressuposto de que o significado de aprendizagem significativa é central na formação do profissional do ensino e que a Teoria é um referencial com grande potencial para subsidiar o ensino e a pesquisa sobre o ensino, nos questionamos sobre como a TAS vem sendo contemplada nos contextos educativos e no da sua investigação. Para tanto, optamos por analisar artigos científicos sobre formação de professores, inicial e continuada, apoiados na Teoria. Utilizamos a plataforma SciELO como base de dados para a nossa revisão bibliográfica. Nela buscamos artigos que continham os termos “aprendizagem significativa” e “formação de professores” em seus títulos, resumos e ou palavras-chaves. Para análise e discussão dos dados utilizamos a ferramenta heurística Vê de Gowin, que nos propiciou compreensão sobre o processo de produção do conhecimento de cada artigo e como os autores articulam suas pesquisas com a TAS. Encontramos uma baixa frequência de artigos que discutem a formação de professores à luz da TAS e, mesmo nesses artigos, a apropriação da teoria merece maior aprofundamento.

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Publicado

2021-07-09

Como Citar

dos Santos Lemos, E. ., & Lougon, L. . (2021). A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(2), 69-85. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.437

Edição

Seção

Artigos Científicos