O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.431Palavras-chave:
Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias DigitaisResumo
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo mapear os kits de Robótica que foram utilizados para o ensino de matemática e quais os conteúdos matemáticos trabalhados. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, de pesquisas desenvolvidas no Brasil, nos últimos 10 anos, publicadas em periódicos e repositórios. Os resultados apontam que independente dos Kits de Robótica serem proprietários ou de código aberto, os resultados para o ensino de Matemática foram satisfatórios. Verifica-se o potencial de trabalhar a Robótica com outras áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar ou transdisciplinar. A exploração do potencial da Robótica vai depender da forma como o professor modela, planeja e conduz as aulas, podendo proporcionar ainda mudanças sociais na vida dos estudantes.
Palavras-chave: Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias Digitais
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Silvania, Vieira, Jusci
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.