O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.431

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias Digitais

Resumo

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo mapear os kits de Robótica que foram utilizados para o ensino de matemática e quais os conteúdos matemáticos trabalhados. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, de pesquisas desenvolvidas no Brasil, nos últimos 10 anos, publicadas em periódicos e repositórios. Os resultados apontam que independente dos Kits de Robótica serem proprietários ou de código aberto, os resultados para o ensino de Matemática foram satisfatórios. Verifica-se o potencial de trabalhar a Robótica com outras áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar ou transdisciplinar. A exploração do potencial da Robótica vai depender da forma como o professor modela, planeja e conduz as aulas, podendo proporcionar ainda mudanças sociais na vida dos estudantes.

Palavras-chave: Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias Digitais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvania, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, pós-graduanda em Educação Matemática e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2018). Tecnóloga em Redes de Computadores pela Faculdade Estácio do Ceará (2010). Colaboradora dos Grupos de Pesquisa PROATIVA e PROMIDIA onde desenvolve projetos interdisciplinares e pesquisas na área de Educação Matemática e Tecnologias Digitais.

Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor especialista da rede estadual de educação piauiense (celetista), Professor Substituto da Secretaria Municipal de Educação de MP, Técnico de Plataformas Digitais da Educação (MEC e FNDE), Coordenador Pedagógico em Matemática, Articulador do Selo UNICEF, Coordenador de Informações do PPAC, Membro do Fórum Mun. de Educação, Membro do CAE, Membro do CME, Artitculador Mun. do PRÓ BNCC e Coordenador do Programa Avança IDEB da rede municipal de educação de Murici dos Portelas (PI).

Jusci, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui licenciatura mesma em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012) e doutorado em Educação (2016), pela universidade. Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação / FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Em 2018 atuou como consultora de Matemática da SEDUC-CE e como consultora de produto do MEC para o programa PMALFA. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Tem experiência na área de Educação, com destaque em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Informática Educativa, Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Marques Xavier de Souza, M. S., VIEIRA DOS SANTOS, F. ., & Braga de Castro, J. (2021). O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 267-285. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.431

Edição

Seção

Artigos Científicos