UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.389Palavras-chave:
Teoria da Mediação Cognitiva, Campo elétrico, GeoGebraResumo
Neste trabalho, procuramos mostrar uma investigação com foco na compreensão do conceito de vetor campo elétrico por uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática matriculada na disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no software GeoGebra. O objetivo era investigar/identificar, de acordo com a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) as mediações (psicofísica, social, cultural e hipercultural) determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico. Utilizamos a TMC como referencial, pois, ela faz uma abordagem baseada no processamento de informações, sendo capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que, os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. A partir de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados produzidos, as quais deram indícios de que a mediação social, cultural e hipercultural estavam presentes na aprendizagem de vetores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.