LICENCIATURA EM FÍSICA: FATORES INFLUENCIADORES QUANTO AO INGRESSO NESTA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Ariel Gonçalves Marcelino
  • João Bernardes Rocha Filho
  • Luciano Denardin Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.386

Palavras-chave:

licenciatura em física, fatores motivadores, ingresso acadêmico

Resumo

A constatação do baixo número de graduandos em licenciatura em física no Brasil motivou esta pesquisa, que se propôs a buscar respostas para a seguinte questão: quais são os fatores que influenciam o quadro em questão, que resulta em que apenas uma pequena parcela de universitários siga a formação docente em física? Foi adotada como metodologia de análise de dados a Análise Textual Discursiva (ATD) aplicada às respostas a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os quinze participantes são estudantes de graduação em licenciatura em física de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, com ingresso nos anos de 2011 a 2018. Concluiu-se que os principais fatores são o interesse intrínseco dos participantes no que se refere aos conteúdos estudados nessa ciência, a aptidão cognitiva para aprendizagem dos mesmos conteúdos, e certa concepção de mundo relacionada à educação e à ciência.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Gonçalves Marcelino, A. ., Bernardes Rocha Filho, J. ., & Denardin Oliveira, L. . (2021). LICENCIATURA EM FÍSICA: FATORES INFLUENCIADORES QUANTO AO INGRESSO NESTA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(1), 138-151. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.386

Edição

Seção

Artigos Científicos