UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.384Palavras-chave:
Ensino de Física, mecânica rotacional, problematizaçãoResumo
Espera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos.
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