As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.

Autores

  • Camila Cunha
  • Alana Freitas dos Santos Faculdades Integradas de Sergipe - FISE
  • Maria do Socorro Andrade dos Santos Faculdades Integradas de Sergipe - FISE

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.290

Palavras-chave:

ensino de ciências, professores, TICs

Resumo

Ao passo que a sociedade se transforma e incorpora as tecnologias digitais, surge a necessidade de modificar também a educação. Para que ocorram práticas pedagógicas inovadoras, é necessário de antemão que eles estejam dispostos a aprender a lidar e trabalhar a favor dessas tecnologias. Serão discutidos neste artigo dados de natureza qualitativa e quantitativa de pesquisas empíricas que nos permitiram compreender a posição dos professores diante das TICs e do Whatsapp. Os resultados indicam que os professores depositam grande esperança nas TICs sobretudo para deixar o ensino mais dinâmico e atrativo. Alguns professores as consideram como um recurso, enquanto que outros indicam que as TICs são uma metodologia de ensino. O Whatsapp aparece a tecnologia mais utilizada pelos professores, sendo as TICs utilizadas para viabilizar o ensino de todos os conteúdos de ciências e biologia, mas em especial àqueles que necessitam de maior abstração, como Citologia e Microbiologia. As experiências dos professores mostram as potencialidades e momentos em que a inserção do Whatsapp se efetiva com fins educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Cunha, C., Freitas dos Santos, A. ., & do Socorro Andrade dos Santos, M. (2021). As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(1), 30-31. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.290

Edição

Seção

Artigos Científicos