As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.290Palavras-chave:
ensino de ciências, professores, TICsResumo
Ao passo que a sociedade se transforma e incorpora as tecnologias digitais, surge a necessidade de modificar também a educação. Para que ocorram práticas pedagógicas inovadoras, é necessário de antemão que eles estejam dispostos a aprender a lidar e trabalhar a favor dessas tecnologias. Serão discutidos neste artigo dados de natureza qualitativa e quantitativa de pesquisas empíricas que nos permitiram compreender a posição dos professores diante das TICs e do Whatsapp. Os resultados indicam que os professores depositam grande esperança nas TICs sobretudo para deixar o ensino mais dinâmico e atrativo. Alguns professores as consideram como um recurso, enquanto que outros indicam que as TICs são uma metodologia de ensino. O Whatsapp aparece a tecnologia mais utilizada pelos professores, sendo as TICs utilizadas para viabilizar o ensino de todos os conteúdos de ciências e biologia, mas em especial àqueles que necessitam de maior abstração, como Citologia e Microbiologia. As experiências dos professores mostram as potencialidades e momentos em que a inserção do Whatsapp se efetiva com fins educativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.