DESMISTIFICANDO A EDUCAÇÃO SEXUAL
UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA NAS AULAS DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2203Palavras-chave:
Ensino de Biologia; Educação Sexual; Sequência Didática.Resumo
A disciplina de Biologia tem papel essencial na Educação Básica, contribuindo para a formação científica, social e cultural dos estudantes. Dentre os temas abordados, destaca-se a Educação Sexual, geralmente tratada de forma higienista e preventiva. Este relato de experiência busca relatar as possibilidades e desafios do ensino de Educação Sexual no contexto das aulas de Biologia, explorando seu potencial como ferramenta para a Alfabetização Biológica. A experiência ocorreu em uma Escola Estadual de Referência no Ensino Médio, na região metropolitana do Recife, no segundo semestre de 2024, com estudantes do terceiro ano. A atividade aconteceu em dois momentos: elaboração da “Caixa da Educação Sexual” e aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre métodos contraceptivos em quatro aulas de 50 minutos. A coleta de dados ocorreu por meio da observação e diário de formação durante a SD. Esta foi estruturada nos três momentos pedagógicos: problematização (introdução contextualizada),organização do conhecimento (aula expositiva dialogada sobre métodos contraceptivos) e aplicação (reflexões sobre o uso e implicações sociais). Os resultados foram organizados em duas etapas: planejamento e aplicação da sequência. Constatou-se que os estudantes desenvolveram postura crítica sobre sexualidade, integrando conhecimentos científicos ao contexto sociocultural, fortalecendo a Alfabetização Biológica e promovendo um ensino mais contextualizado.
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