DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
UMA ABORDAGEM INOVADORA EM ENSINO E SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2190Palavras-chave:
Educação Científica, Doenças Transmitidas por Alimentos, Tirinhas, Estudo de CasosResumo
Este artigo apresenta uma abordagem inovadora para o ensino de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) em aulas de ciências do Ensino Fundamental. O objetivo é promover habilidades de resolução de problemas e elucidar ações de prevenção às DTA. A partir da revisão da literatura, foi elaborado um recurso pedagógico que une tirinhas de quadrinhos à metodologia dos Estudos de Casos. O resultado foi um Caderno Pedagógico (CP) ilustrado, de fácil leitura e alinhado aos documentos oficiais da educação brasileira. A metodologia dialoga com diversas etapas do ensino, uma vez que apresenta propostas de atividades que corroboram com o tema, permitindo a sua utilização em variadas aulas do contexto escolar. Iniciando-se sempre com um questionamento buscam estimular resoluções atreladas às possibilidades de contágio mediante o contato com os microrganismos apresentados. O CP é um recurso para o processo de ensino-aprendizagem em Ciências. A divulgação deste artigo visa inspirar práticas atrativas e interativas para alunos e professores, articulando o Ensino de Ciências e Saúde com a aplicação do CP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2026 Jose Luiz dos Santos Marques, Jorge Messeder

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.