CONTEXTOS E ABORDAGENS DAS LEISHMANIOSES NOS LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2113Palavras-chave:
Leishmania, parasitos, ciências da saúde, doenças negligenciadas, educação em saúdeResumo
As leishmanioses são doenças negligenciadas causadas por parasitas do gênero Leishmania, com registros em diversos municípios brasileiros, tornando sua abordagem nos livros didáticos (LD) essencial. Este estudo teve como objetivo identificar a presença desse conteúdo em coleções de ciências dos anos finais do ensino fundamental aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2024. Das 14 coleções analisadas (56 LDs), apenas quatro obras do 7º ano trataram do tema. Todas as obras mencionaram o agente causador, o transmissor e a forma de transmissão, mas apenas um livro destacou a disponibilidade de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a apresentação das leishmanioses mostrou-se limitada, o que evidencia uma lacuna recorrente na abordagem das doenças negligenciadas nos materiais escolares. Nesse sentido, a capacitação de professores e a atualização dos LDs representam medidas fundamentais para fortalecer a educação em saúde e ampliar a conscientização sobre essas enfermidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2026 Manuela Rocha de Menezes, Maria Eduarda Azevêdo Acioli, Amanda Virginia Batista Vieira, Walter Lins Barbosa Júnior, Helder Neves de Albuquerque, Zulma Maria de Medeiros

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.