CONTEXTOS E ABORDAGENS DAS LEISHMANIOSES NOS LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2113

Palavras-chave:

Leishmania, parasitos, ciências da saúde, doenças negligenciadas, educação em saúde

Resumo

As leishmanioses são doenças negligenciadas causadas por parasitas do gênero Leishmania, com registros em diversos municípios brasileiros, tornando sua abordagem nos livros didáticos (LD) essencial. Este estudo teve como objetivo identificar a presença desse conteúdo em coleções de ciências dos anos finais do ensino fundamental aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2024. Das 14 coleções analisadas (56 LDs), apenas quatro obras do 7º ano trataram do tema. Todas as obras mencionaram o agente causador, o transmissor e a forma de transmissão, mas apenas um livro destacou a disponibilidade de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a apresentação das leishmanioses mostrou-se limitada, o que evidencia uma lacuna recorrente na abordagem das doenças negligenciadas nos materiais escolares. Nesse sentido, a capacitação de professores e a atualização dos LDs representam medidas fundamentais para fortalecer a educação em saúde e ampliar a conscientização sobre essas enfermidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Azevêdo Acioli, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em ciências pelo Programa de Biociência e Biotecnologia em Saúde da Fiocruz IAM-PE. Durante a graduação, atuou como estudante de Iniciação Científica no Departamento de Parasitologia do Instituto Aggeu Magalhães/ FIOCRUZ-PE trabalhando em projetos na área de Biologia Molecular, com atividades no Laboratório de Doenças transmissíveis (LDT) e no Laboratório de Biologia Molecular de Doenças Infecciosas (LBMDI). Paralelamente, atuou como monitora das disciplinas Histologia e Bioestatística, fez parte da comissão de eventos da Liga Acadêmica de Histologia e Embriologia (LAHE) da UFPE e cumpriu estágio curricular obrigatório no Laboratório de Análises Clínicas do Real Hospital Português. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT - UFPE) e realiza estágio docência na disciplina de Bioquímica Clínica na UFPE.

Amanda Virginia Batista Vieira, Universidade de Pernambuco, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017), mestra (2021) e doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco. Apresenta experiência em extração de ácidos nucleicos, PCR, RT-PCR, qPCR, eletroforese e métodos de diagnósticos imunológicos para detecção de Leishmaniose Visceral 

Walter Lins Barbosa Júnior, Instituto Aggeu Magalhães, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas/Bacharelado pela Universidade de Pernambuco (2013), mestrado (2016), doutorado (2019) e pós-doutorado (2022) em Ciências pelo programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Parasitologia e Morfologia, com ênfase em Imunogenética e Biologia Molecular das doenças infecciosas, parasitárias e crônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Leishmaniose visceral, HIV/Aids, Coinfecção Leishmaniose visceral - HIV/Aids, Esquistossomose e Diagnóstico. Atualmente é Analista Laboratorial Sênior no Laboratório de Referência em Esquistossomose do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz) e docente do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)

Helder Neves de Albuquerque

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), Especialista em Docência do Ensino Superior; em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; em Gestão Hospitalar e Saúde; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente; Doutor em Ciências da Educação. Tenho Experiência como Professor no Ensino de Ciências e Biologia; Prática Pedagógica em Ciências Biológicas; Ensino de Metodologia Científica, Educação Ambiental e Impactos Ambientais. Como Biólogo tenho experiência em Animais Peçonhentos, Epidemiologia, Educação Ambiental. Vigilância Sanitária. Impactos Ambientais. Assessoria e Consultoria Ambiental e Epidemiológica. Manejo de Fauna e Flora. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Recursos Naturais. Perícia Ambiental. Título de Especialidade Profissional em SAÚDE PÚBLICA concedido pelo Conselho Federal de Biologia e Conselho Regional de Biologia da 5 Região.

Zulma Maria de Medeiros, Instituto Aggeu Magalhães, Brasil

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), o Doutorado no Instituto Oswaldo Cruz /FIOCRUZ, Rio de Janeiro (1998) e Livre Docência pela Universidade de Pernambuco (2020). Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, onde é coordenadora do Laboratório de Doenças Transmissíveis e do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde. Professora da Universidade de Pernambuco em cursos de graduação (Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças) e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Atua no ensino de pós-graduação e na pesquisa com ênfase nos seguintes temas: filariose linfática, co-infecção LV/HIV-AIDS, geohelmintoses e hanseníase.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Menezes, M. R. de, Acioli, M. E. A., Vieira, A. V. B. ., Barbosa Júnior, W. L., Albuquerque, H. N. de, & Medeiros, Z. M. de. (2025). CONTEXTOS E ABORDAGENS DAS LEISHMANIOSES NOS LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 85-98. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2113

Edição

Seção

Artigos Científicos