O CHATGPT COMO RECURSO AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DE AULAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1897

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ChatGPT, Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

Este relato apresenta uma experiência da utilização do ChatGPT 3.5 no decorrer do primeiro bimestre letivo de 2023, auxiliando o professor na elaboração de suas aulas de Ciências e Matemática em uma turma de Correção de Fluxo (turma que visa regularizar a defasagem idade/série) do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou-se analisar como o uso da IA influenciou o planejamento e a execução de aulas em uma turma de Correção de Fluxo e de que forma as respostas geradas pelo modelo impactaram as atividades de Ciências e Matemática. No decorrer do bimestre, a IA foi utilizada para auxiliar a elaboração do planejamento bimestral, planos e aula e materiais de apoio, além da geração de questões para provas e testes. Assim, foi possível perceber que a utilização do ChatGPT facilitou os processos de planejamento docente, porém, as respostas geradas pelo modelo muitas vezes necessitam de revisão e correções por parte do professor. Apesar das dificuldades encontradas, concluímos ser possível utilizá-lo como um recurso de apoio ao professor, porém, incapaz de substituí-lo em seu papel docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Queiroz da Silva, UESB

Licenciado em Matemática e Pedagogia, Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutorando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Vitória da Conquista). Integrante do Grupo de Estudo em Educação Matemática (GEEM/UESB).

Irani Parolin Sant'Ana, UESB

Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática, Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM, Editora da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor" e Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Claudinei de Camargo Sant'Ana, UESB

Licenciado em Matemática e Pedagogia, Mestre em Engenharia Mecânica e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro e na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação MatemáticaGEEM, Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor", e Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) nos cursos de Matemática e Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), e no Programa de PósGraduação em Ensino (PPGEn).

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Silva, F. Q. da, Sant’Ana, I. P., & Sant’Ana, C. de C. (2024). O CHATGPT COMO RECURSO AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DE AULAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 301-314. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1897

Edição

Seção

Relato de Experiência