O CHATGPT COMO RECURSO AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DE AULAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1897Palavras-chave:
Inteligência Artificial, ChatGPT, Ensino de Ciências e MatemáticaResumo
Este relato apresenta uma experiência da utilização do ChatGPT 3.5 no decorrer do primeiro bimestre letivo de 2023, auxiliando o professor na elaboração de suas aulas de Ciências e Matemática em uma turma de Correção de Fluxo (turma que visa regularizar a defasagem idade/série) do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou-se analisar como o uso da IA influenciou o planejamento e a execução de aulas em uma turma de Correção de Fluxo e de que forma as respostas geradas pelo modelo impactaram as atividades de Ciências e Matemática. No decorrer do bimestre, a IA foi utilizada para auxiliar a elaboração do planejamento bimestral, planos e aula e materiais de apoio, além da geração de questões para provas e testes. Assim, foi possível perceber que a utilização do ChatGPT facilitou os processos de planejamento docente, porém, as respostas geradas pelo modelo muitas vezes necessitam de revisão e correções por parte do professor. Apesar das dificuldades encontradas, concluímos ser possível utilizá-lo como um recurso de apoio ao professor, porém, incapaz de substituí-lo em seu papel docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Felipe Queiroz da Silva, Irani Parolin Sant'Ana, Claudinei de Camargo Sant'Ana
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.