RELATO DE INTERVENÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1880Palavras-chave:
Produto Educacional, Anos Iniciais, Ensino de Ciências, JogosResumo
Este artigo descreve a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa como Produto Educacional objetivando subsidiar as práticas pedagógicas dos professores dos Anos Iniciais da educação básica na área de Ciências da Natureza, orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Gaúcho. Ao longo da aplicação foram realizadas diferentes atividades contemplando as múltiplas formas de aprendizagens, para tanto, utilizamos propostas exploratórias de pesquisa, histórias, jogos, vídeos, assim como discussões e práticas colaborativas intencionais na promoção do protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. A SEI foi elaborada e fundamentada na Teoria Histórico-cultural de Vigotski, sendo esta constituída de 10 aulas aplicadas em uma turma de segundo ano. Ao longo da aplicação, bem como durante a análise dos dados produzidos foi possível constatar a contribuição na evolução conceitual dos alunos, assim como a eficácia da SEI como um Produto Educacional. O objetivo principal deste artigo é relatar a Sequência de Ensino Investigativo aplicada, destacando sua implementação contextualizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Nelson Luiz Reyes Marques, Vivian Swenson Wille, Maykon Gonçalves Müller

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.