RELATO DE INTERVENÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1880

Palavras-chave:

Produto Educacional, Anos Iniciais, Ensino de Ciências, Jogos

Resumo

Este artigo descreve a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa como Produto Educacional objetivando subsidiar as práticas pedagógicas dos professores dos Anos Iniciais da educação básica na área de Ciências da Natureza, orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Gaúcho. Ao longo da aplicação foram realizadas diferentes atividades contemplando as múltiplas formas de aprendizagens, para tanto, utilizamos propostas exploratórias de pesquisa, histórias, jogos, vídeos, assim como discussões e práticas colaborativas intencionais na promoção do protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. A SEI foi elaborada e fundamentada na Teoria Histórico-cultural de Vigotski, sendo esta constituída de 10 aulas aplicadas em uma turma de segundo ano. Ao longo da aplicação, bem como durante a análise dos dados produzidos foi possível constatar a contribuição na evolução conceitual dos alunos, assim como a eficácia da SEI como um Produto Educacional. O objetivo principal deste artigo é relatar a Sequência de Ensino Investigativo aplicada, destacando sua implementação contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Brasil

Licenciado em Ciências, Graduação em Ciências Habilitação em Física, Mestre em Ensino de Física, Doutor em Ensino de Ciências e Matemática e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação PPGCITED do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Visconde da Graça Pelotas (IFSUL-CaVG).

Vivian Swenson Wille, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Brasil

Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia e Mestra em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Visconde da Graça Pelotas (IFSUL-CaVG).

Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Brasil

Licenciado em Física, Mestre em Ensino de Física, Doutor em Ensino de Física e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação PPGCITED do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Visconde da Graça Pelotas (IFSUL-CaVG

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Marques, N. L. R., Wille, V. S., & Müller, M. G. (2025). RELATO DE INTERVENÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 337-353. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1880

Edição

Seção

Produto Educacional