MAPEAMENTO DA ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ANALISANDO IMPACTOS E DESAFIOS ATUAIS

Autores

  • Alex Antunes Mendes Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
  • Pércoles Tiago Napivoski Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
  • Liliane Silva de Antiqueira Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1853

Palavras-chave:

STEAM, Educação Básica, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O termo STEAM (do inglês, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) caracteriza uma abordagem de ensino interdisciplinar que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Esta abordagem enfatiza a resolução de problemas, a colaboração e a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a inovação e o protagonismo dos estudantes. No Brasil, a abordagem STEAM ainda é pouco difundida e enfrenta desafios como a falta de formação docente, a rigidez curricular e a escassez de recursos materiais e tecnológicos. Nesse sentido, a presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo explorar as contribuições e desafios da abordagem STEAM no contexto da Educação Básica. Para isso, realizou-se um mapeamento utilizando como bases de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no recorte temporal de 2018 a 2022. Os termos utilizados foram “STEAM” e “Educação Básica”. Após a aplicação dos filtros, foram selecionadas 10 dissertações e uma tese. Os resultados indicaram que a abordagem STEAM favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas nos estudantes, além de promover a interdisciplinaridade, a contextualização e a significação dos conteúdos. Por fim, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar e diversificar as experiências de abordagem STEAM na Educação Básica brasileira, bem como de investir na formação dos professores e na infraestrutura das escolas para a implementação dessa abordagem.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Mendes, A. A. ., Napivoski, P. T., Machado, C. C., Pereira, E. C. ., & Antiqueira, L. S. de . (2025). MAPEAMENTO DA ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANALISANDO IMPACTOS E DESAFIOS ATUAIS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 305-319. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1853

Edição

Seção

Artigos Científicos