MAPEAMENTO DA ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ANALISANDO IMPACTOS E DESAFIOS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1853Palavras-chave:
STEAM, Educação Básica, Ensino e AprendizagemResumo
O termo STEAM (do inglês, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) caracteriza uma abordagem de ensino interdisciplinar que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Esta abordagem enfatiza a resolução de problemas, a colaboração e a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a inovação e o protagonismo dos estudantes. No Brasil, a abordagem STEAM ainda é pouco difundida e enfrenta desafios como a falta de formação docente, a rigidez curricular e a escassez de recursos materiais e tecnológicos. Nesse sentido, a presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo explorar as contribuições e desafios da abordagem STEAM no contexto da Educação Básica. Para isso, realizou-se um mapeamento utilizando como bases de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no recorte temporal de 2018 a 2022. Os termos utilizados foram “STEAM” e “Educação Básica”. Após a aplicação dos filtros, foram selecionadas 10 dissertações e uma tese. Os resultados indicaram que a abordagem STEAM favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas nos estudantes, além de promover a interdisciplinaridade, a contextualização e a significação dos conteúdos. Por fim, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar e diversificar as experiências de abordagem STEAM na Educação Básica brasileira, bem como de investir na formação dos professores e na infraestrutura das escolas para a implementação dessa abordagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Alex Antunes Mendes, Pércoles Tiago Napivoski, Celiane Costa Machado, Elaine Corrêa Pereira, Liliane Silva de Antiqueira

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.