POTENCIALIZANDO O ENSINO DE CARDIOLOGIA COM LEITURA EM SALA E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1837Palavras-chave:
educação médica, cardiologia, leitura, tecnologia digitalResumo
O contexto educacional médico tem passado por transformações significativas, com a crescente adoção de tecnologias digitais no ensino, impulsionada pela pandemia da COVID-19. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar a leitura em sala aliada às tecnologias digitais e à explanação dialogada durante o processo de aprendizagem no módulo de Cardiologia em um curso de Medicina de uma universidade cearense. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, envolvendo 32 estudantes de medicina. O estudo foi conduzido em cinco fases, incluindo uma avaliação diagnóstica, leitura em sala de aula, explanação dialogada, discussão de casos clínicos e avaliação pós-intervenção. Os resultados mostraram que a aula incorporou o uso de tecnologias digitais, incluindo um jogo de perguntas e respostas (quiz), leitura de texto em sala de aula e explanação dialogada. Os alunos se sentiram recompensados pela atividade, que promoveu a interação e o engajamento dos estudantes. O estudo destacou a importância da orientação em relação à leitura, propondo que ela seja abordada como uma habilidade prática e incorporada às discussões iniciais em sala de aula. Além disso, a utilização de tecnologias digitais, incluindo jogos educativos, mostrou-se eficaz para promover a participação ativa dos alunos, resultando em maior satisfação e desempenho acadêmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Luciana Santos Oliveira , Karla Angélica Silva do Nascimento , Glenda Maria Diógenes Santiago de Lima , Camille Mapurunga Tavares, Maria Luiza Varela Leal Barros, Carlos Jose Mota de Lima
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.