A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
UMA PROPOSTA DO PIBID BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1769Palavras-chave:
Sexualidade, Ensino de Ciências, PIBID, Adolescência, SaúdeResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática sobre Educação Sexual, com a finalidade de facilitar a abordagem do tema junto aos estudantes e apoiar outros educadores em sua discussão em sala de aula, tendo como foco principal a promoção da saúde. A atividade foi realizada com turmas do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do Distrito Federal. A proposta pedagógica teve início com uma avaliação diagnóstica, destinada a mapear o nível de conhecimento prévio dos estudantes sobre a temática. Em seguida, foi aplicado o jogo Quiz da Puberdad, elaborado para explorar e destacar a importância de compreender as transformações físicas da puberdade, os direitos sexuais e reprodutivos, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a higiene íntima e a identidade de gênero. A análise da sequência didática e da aplicação do jogo evidenciou que muitos estudantes ainda apresentam dificuldades para compreender conceitos fundamentais relacionados ao uso de métodos contraceptivos, à prevenção de ISTs, ao assédio e à exploração sexual, bem como à distinção entre sexo e sexualidade e suas implicações práticas no cotidiano. A abordagem adotada nas aulas revelou-se fundamental para a criação de um ambiente seguro e acolhedor, no qual os estudantes puderam sentir-se à vontade para expressar suas dúvidas e compartilhar experiências. Dessa forma, conclui-se que a temática da Educação Sexual demanda maior atenção no ambiente escolar, devendo ser trabalhada de maneira contínua e recorrente.
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