ANÁLISE ATITUDINAL DE ESTUDANTES PRÉ-UNIVERSITÁRIOS E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE QUÍMICA SOBRE A CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1745Palavras-chave:
CTS, PIEARCTS, COCTS, Índices AltitudinaisResumo
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso, tendo como base temática principal o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A partir da perspectiva de que uma Educação Científica e Tecnológica pode contribuir para uma sociedade mais participativa e democrática, surgiu o seguinte questionamento: como os estudantes pré-universitários e graduandos em Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE) compreendem temas relacionados ao enfoque CTSA? Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, realizada com 44 estudantes do cursinho pré-universitário UECEVest e 16 graduandos do curso de Licenciatura em Química da UECE. O instrumento utilizado foi o Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS), e os dados foram analisados por meio do Índice Atitudinal (Ia), que varia de -1 a +1, permitindo avaliar o posicionamento crítico dos participantes. Ambos os grupos apresentaram Índices Atitudinais melhores na questão 40161, relacionada à consciência socioambiental. A análise permitiu perceber que os estudantes graduandos apresentaram maior alinhamento com a perspectiva CTSA, enquanto os pré-universitários demonstraram maior variabilidade nas respostas. A conclusão aponta a importância de fortalecer a inserção do enfoque CTSA na formação científica dos estudantes, contribuindo para uma educação mais crítica, participativa e socialmente engajada.
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