REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1733Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, saberes e práticas educacionais, educação profissional e tecnológica.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo compreender os saberes e as práticas de avaliação da aprendizagem adotadas pelos professores que atuam na Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para tal, foi realizado um estudo de caso em uma instituição federal de ensino que oferta a Educação profissional e tecnológica (EPT). A instituição conta com 11 campi, porém a pesquisa foi feita em apenas dois dos campi, os quais apresentaram menor e maior índice de reprovação dos alunos na EPTNM. Ao final da pesquisa percebeu-se que a avaliação da aprendizagem é uma ferramenta essencial para prática educacional, embora muitos professores não estejam adequadamente preparados para ela. Os resultados apontam consideráveis deficiências na formação dos professores, especialmente no que tange à preparação para avaliação, inclusive para aqueles com formação em licenciatura, bem como conduziram a construção de um paralelo entre os saberes e práticas avaliativas dos professores dos campi selecionados e a notória diferença entre os índices de reprovação dos alunos.
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