REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1733

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, saberes e práticas educacionais, educação profissional e tecnológica.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo compreender os saberes e as práticas de avaliação da aprendizagem adotadas pelos professores que atuam na Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para tal, foi realizado um estudo de caso em uma instituição federal de ensino que oferta a Educação profissional e tecnológica (EPT). A instituição conta com 11 campi, porém a pesquisa foi feita em apenas dois dos campi, os quais apresentaram menor e maior índice de reprovação dos alunos na EPTNM. Ao final da pesquisa percebeu-se que a avaliação da aprendizagem é uma ferramenta essencial para prática educacional, embora muitos professores não estejam adequadamente preparados para ela. Os resultados apontam consideráveis deficiências na formação dos professores, especialmente no que tange à preparação para avaliação, inclusive para aqueles com formação em licenciatura, bem como conduziram a construção de um paralelo entre os saberes e práticas avaliativas dos professores dos campi selecionados e a notória diferença entre os índices de reprovação dos alunos.

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Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neurociências pela Nova Faculdade. Graduada em Engenharia elétrica pela PUC Minas. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Membro da Associação Brasileira de Educação a distância (ABED). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG

Luciane Marques Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil

Mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade Milton Campos. Graduada em Direito pela PUC - Minas. Professora na graduação no Curso de Direito da Nova Faculdade. Professora na Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho do Centro Universitário UNIFEMM. Advogada. Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

Maria Adélia da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil

 Professora e Coordenadora Acadêmica Nacional do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Professora e Coordenadora Adjunta no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG). Professora e Coordenadora do Programa Especial de Formação Docente (PEFD). Líder do Grupo de Pesquisa DPRODEPT. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE). Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica - PROEJA (CEFET-MG). Mestre em Educação Tecnológica, CEFET-MG. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Grossi, M. G. R., Ribeiro, L. M., & Costa, M. A. da. (2025). REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 249-269. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1733

Edição

Seção

Artigos Científicos