CONCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES AMAZÔNICOS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Waldemar Borges de Oliveira Júnior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2621-857X
  • Jusleny Oliveira Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1669

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Lei n. 10.639/2003, Escola Básica, Racismo no espaço escolar

Resumo

O trabalho objetiva analisar as concepções do professor de Ciências e dos(as) alunos(as) do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública paraense sobre a temática das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa é qualitativa (Guerra, 2014) e se apoia na literatura especializada (Verrangia, 2009; Coelho et al., 2021; Oliveira Júnior, 2022). Para a obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista com o professor de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma roda de conversa com os alunos(as) do 7º e 8º ano (Pinheiro, 2020). Como dados, percebeu-se que o docente de ciências não possuía conhecimentos sobre a temática das Relações Étnico-Raciais e, tampouco, sobre os desdobramentos da Lei n. 10.639/2003 e 11.645/2008. No que tange aos relatos dos alunos, muitos já presenciaram ou já sofreram ataques racistas em sala de aula, seja por parte da equipe pedagógica ou pelos demais alunos em sala. Entende-se que um redimensionamento da formação inicial e continuada de professores(as) e, consequentemente, nas ações pedagógicas em sala de aula assume papéis centrais na implementação da temática da História e Cultura Indígena e Afro-brasileira.

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Biografia do Autor

Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/Unifesspa) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA-NEAB/UFPA). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/Unifesspa). São Félix do Xingu-PA, Brasil.

Jusleny Oliveira Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Oliveira Júnior, W. B. de ., & Silva, J. O. . (2025). CONCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES AMAZÔNICOS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 51-67. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1669

Edição

Seção

Artigos Científicos