AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO HÍBRIDA DE UM MOOC DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM DISCIPLINAS INICIAIS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO

Autores

  • José Roberto Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil
  • Thainara Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil
  • Cynthia Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil
  • Antônio Coutinho Jr Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil
  • José Wally Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil
  • Francisco José Aquino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1613

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, MOOC, Desafio Bebras, Avaliação de Desempenho, Impacto na Aprendizagem

Resumo

As disciplinas introdutórias de programação em cursos técnicos caracterizam-se pela dificuldade quanto à aquisição, por parte dos alunos, de habilidades algorítmicas e de resolução de problemas. O desenvolvimento do Pensamento Computacional, anterior ao conteúdo de programação, pode contribuir para melhorar os níveis de entendimento, motivação e consequentemente o rendimento destes discentes. Em função desta prerrogativa, o presente estudo apresenta a aplicação, de forma híbrida, de um curso de tipo MOOC de Pensamento Computacional como recurso educacional em uma disciplina presencial de programação em um curso técnico em Informática. Para a avaliação, foi concebido um instrumento baseado nas questões do Desafio Bebras, utilizado como pré e pós-teste, com a intenção de verificar o desempenho e identificar o ganho de aprendizagem obtido pelos alunos. Os resultados obtidos demonstram que, ao se comparar as notas do pré e pós-teste, houve um impacto estatisticamente positivo no desempenho, calculado por meio do teste de Wilcoxon, assim como no ganho de aprendizagem destes estudantes, utilizando-se a métrica do ganho médio normalizado de Hake. Dessa forma, conclui-se que o ensino de Pensamento Computacional por meio da aplicação híbrida de MOOCs pode, de fato, beneficiar os alunos nas referidas disciplinas.

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Lima, J. R., Costa, T., Santiago, C., Coutinho Jr, A., Menezes, J. W., & Aquino, F. J. (2025). AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO HÍBRIDA DE UM MOOC DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM DISCIPLINAS INICIAIS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 153-171. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1613

Edição

Seção

Artigos Científicos