A UTILIZAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS DE GENÉTICA MENDELIANA

Autores

  • Maria Eduarda Sousa Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade Estadual de Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1581

Palavras-chave:

Estudo de genética, Gregor Mendel, Metodologia Ativa, História em Quadrinhos

Resumo

Conhecer e entender a genética é fundamental para a formação de cidadãos conscientes das transformações científicas que acontecem no mundo. A pesquisa a seguir analisou de modo quali-quantitativo, os impactos que o uso de uma história em quadrinhos (HQ) tem na discussão do conteúdo de genética, sendo este, classificado pelos estudantes como abstrato e de difícil assimilação.Visto que, as HQs têm se destacado, por promover uma leitura dinâmica, ilustrada e agregadora, quando se é combinada com informações relevantes. A pesquisa teve um universo amostral de 52 alunos de 9º ano, de uma escola estadual, de Minas Gerais. E foi observado um resultado positivo no aproveitamento das aulas e também no envolvimento dos alunos nas discussões provocadas por essa leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Jesus Costa, Universidade Estadual de Minas Gerais, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas com bacharelado e licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), Mestre em Ensino de Ciências (2010) e Doutora em Educação ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, tem experiência nas disciplinas: Prática de Ensino, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Metodologia de Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso. Desenvolve pesquisas na área de Formação de professores, Clube de Ciências, educação a distância, inserção pedagógica das tecnologias digitais de informação e comunicação e ainda metodologias alternativas nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Gomes, M. E. S. ., & Costa, F. de J. . (2025). A UTILIZAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS DE GENÉTICA MENDELIANA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 195-209. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1581

Edição

Seção

Artigos Científicos