EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ONDAS SONORAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1455

Palavras-chave:

Sequência de Ensino Investigativa, Ondas Sonoras, Experimentação, Concepções Errôneas

Resumo

O objetivo desta investigação foi compreender como as atividades investigativas podem auxiliar os alunos a superarem suas concepções errôneas em relação à Natureza, Propagação e Qualidades do Som. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com foco em experimentos. Esta pesquisa teve caráter misto e delineamento quase-experimental, fazendo-se uso de grupos controle e experimental. Os dados foram coletados a partir de um questionário, aplicado tanto no pré-teste quanto no pós-teste. Como métricas de análise, foram utilizados o ganho normalizado de aprendizagem (g) e o tamanho do efeito (d de Cohen). Os resultados mostram maior ganho de aprendizagem na turma que recebeu a SEI em comparação com a que não recebeu, sendo verificado ainda um efeito muito grande da SEI nesta turma. Tais resultados permitem inferir que os alunos da turma experimental possivelmente superaram mais suas concepções errôneas em relação à turma controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Sandes dos Santos, Prefeito Anfilófio Fernandes Viana (AFV/SE)

Professora do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana (AFV/SE), Rua Camerino, 805, CEP 49.260-000, Umbaúba/SE.

José Uibson, IFS

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino (RENOEN-UFS), Professor na Licenciatura em Física do IFS – campus Lagarto, Rua Cauby, 523, CEP 49.400-975, Lagarto/SE.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Sandes dos Santos, T. ., & Uibson, J. . (2023). EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ONDAS SONORAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 59-77. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1455

Edição

Seção

Artigos Científicos