EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ONDAS SONORAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1455Palavras-chave:
Sequência de Ensino Investigativa, Ondas Sonoras, Experimentação, Concepções ErrôneasResumo
O objetivo desta investigação foi compreender como as atividades investigativas podem auxiliar os alunos a superarem suas concepções errôneas em relação à Natureza, Propagação e Qualidades do Som. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com foco em experimentos. Esta pesquisa teve caráter misto e delineamento quase-experimental, fazendo-se uso de grupos controle e experimental. Os dados foram coletados a partir de um questionário, aplicado tanto no pré-teste quanto no pós-teste. Como métricas de análise, foram utilizados o ganho normalizado de aprendizagem (g) e o tamanho do efeito (d de Cohen). Os resultados mostram maior ganho de aprendizagem na turma que recebeu a SEI em comparação com a que não recebeu, sendo verificado ainda um efeito muito grande da SEI nesta turma. Tais resultados permitem inferir que os alunos da turma experimental possivelmente superaram mais suas concepções errôneas em relação à turma controle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Tamires Sandes dos Santos, José Uibson
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.