RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1378Palavras-chave:
Recursos Educacionais Digitais, Tecnologias Digitais, Educação EstatísticaResumo
O presente trabalho se caracteriza como Revisão Sistemática e tem como objetivo analisar elementos técnicos e pedagógicos de Recursos Educacionais Digitais de Matemática (RED) que explorem Estatística no Ensino Fundamental. Para isso, fez-se buscas nos seguintes repositórios e referatórios: plataforma MEC de RED, Athena, Phet Colorado, Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA), Núcleo de Computação Aplicada (NOAS), Dá licença, Escola Digital, Edumatec e Portal do Professor. Após a seleção, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se oito RED: Estatística Visual, Nomes no Brasil, Trend do Google, Probabilidade Plinko, CTI Estatística, Estatística Fácil, Divertix e É o bicho 2.0. Estes RED podem ser classificados como: jogos, simulações e páginas da web. A análise dos atributos técnicos, como o tipo de acesso e tecnologias requeridas para o uso dos RED, revelou que a maior parte dos RED tem acesso multiplataforma, funcionando em diferentes sistemas, e 62,5% destes RED podem ser usados de maneira offline. Quanto às questões pedagógicas, os RED possibilitam explorar resolução de situações problemas, criar banco de dados, realizar inferências nos dados, assim como realizar a criação, a análise e a interpretação de gráficos, dentre outros. Essas características podem contribuir para a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento, a depender da proposta pedagógica do professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 MILENA VASCONCELOS GOMES, Paula Iriane Sousa Teixeira, Juscileide Braga de Castro
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.