RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1378

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Digitais, Tecnologias Digitais, Educação Estatística

Resumo

O presente trabalho se caracteriza como Revisão Sistemática e tem como objetivo analisar elementos técnicos e pedagógicos de Recursos Educacionais Digitais de Matemática (RED) que explorem Estatística no Ensino Fundamental. Para isso, fez-se buscas nos seguintes repositórios e referatórios: plataforma MEC de RED, Athena, Phet Colorado, Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA), Núcleo de Computação Aplicada (NOAS), Dá licença, Escola Digital, Edumatec e Portal do Professor. Após a seleção, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se oito RED: Estatística Visual, Nomes no Brasil, Trend do Google, Probabilidade Plinko, CTI Estatística, Estatística Fácil, Divertix e É o bicho 2.0. Estes RED podem ser classificados como: jogos, simulações e páginas da web. A análise dos atributos técnicos, como o tipo de acesso e tecnologias requeridas para o uso dos RED, revelou que a maior parte dos RED tem acesso multiplataforma, funcionando em diferentes sistemas, e 62,5% destes RED podem ser usados de maneira offline. Quanto às questões pedagógicas, os RED possibilitam explorar resolução de situações problemas, criar banco de dados, realizar inferências nos dados, assim como realizar a criação, a análise e a interpretação de gráficos, dentre outros. Essas características podem contribuir para a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento, a depender da proposta pedagógica do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Vasconcelos Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista CAPES. Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza -CE, Brasil.

Paula Iriane Sousa Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).  Professora efetiva de Matemática, da rede estadual de Ensino do Ceará (SEDUC), Fortaleza- CE, Brasil. Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica. Fortaleza - CE. CEP: 60040-215.

Juscileide Braga de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Ceará (FACED). Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC) - Fortaleza- CE, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Gomes, M. V., Teixeira, P. I. S. ., & Castro, J. B. de . (2023). RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 415-433. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1378

Edição

Seção

Artigos Científicos