UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O KAHOOT COMO FERRAMENTA DE ENSINO E AVALIAÇÃO GAMIFICADA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cristina Marques Rodrigues Instituto Federal de Educação, Cência e Tecnologia do Tocantins, Brasil
  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal de Educação Ciênica e Tecnologia do Tocantins, Brasil
  • Evaneide de Brito Feitosa Aguiar Instituto Federal de Educação Ciênica e Tecnologia do Maranhão, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1279-2389

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1353

Palavras-chave:

ensino, física, gamificação, kahoot.

Resumo

A adoção de novos métodos educacionais pode ser desafiadora, requerendo alterações no ambiente escolar, investimentos em infraestrutura e formação dos professores. No entanto, há mecanismos que não demandam grandes empreendimentos, como a gamificação. Este trabalho relata uma experiência em sala de aula com o aplicativo Kahoot, uma plataforma de gamificação online que permite a elaboração de questões em forma de quiz. O Kahoot foi utilizado como jogo para aumentar a interação entre os estudantes e avaliá-los na disciplina de Física, especificamente sobre gravitação e satélites. O Kahoot foi conciliável como ferramenta didática para avaliação nas atividades gamificadas, possibilitando feedback imediato das respostas dos estudantes e proporcionando uma avaliação dinâmica e atraente.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Rodrigues , C. M. ., Castilho, W. S. ., & Aguiar, E. de B. F. . (2025). UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O KAHOOT COMO FERRAMENTA DE ENSINO E AVALIAÇÃO GAMIFICADA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 115-129. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1353

Edição

Seção

Artigos Científicos