DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA NOS MOLDES AUSUBELIANOS PARA O ENSINO DE ORBITAIS ATÔMICOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1331Palavras-chave:
Aplicativo, Orbitais Atômicos, Teoria da Aprendizagem SignificativaResumo
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um software de Realidade Aumentada (RA) baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) para o ensino de Orbitais Atômicos. Para o desenvolvimento do produto foi utilizada a Metodologia Recursiva de Produção de Software, que tem como pressupostos pedagógicos a utilização dos conhecimentos prévios dos alunos, a forma pela qual o conteúdo é introduzido no processo educativo e a interpretação que é atribuída às respostas dos alunos durante a utilização do recurso. Ao finalizar a primeira versão do aplicativo, este foi testado por dois grupos de discentes dos cursos de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), totalizando 34 sujeitos que tiveram que responder posteriormente ao teste um questionário composto por 14 itens do tipo Likert. Dentre os principais resultados da pesquisa destacam-se que 94,11% dos usuários acreditam que o aplicativo ajuda a compreender o que são orbitais atômicos, e 85,3% compreendem que a RA facilita no processo de entendimento.
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