IMPACTO DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.1324Palavras-chave:
Ensino de Biologia, TDIC, Metodologias Ativas, ChatbotResumo
A relação entre aprendizagem e desenvolvimento é estreita, pois o desenvolvimento de habilidades e competências é influenciado por experiências educacionais distintas. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são frequentemente utilizadas para facilitar a aprendizagem e contribuir diretamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Este estudo teve como objetivo identificar as mudanças na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de alunos da educação básica, por meio da análise do desenvolvimento de uma abordagem pedagógica integrada com TDIC. A teoria do desenvolvimento cognitivo em zonas de Lev Vigotsky foi utilizada qualitativamente, e uma sequência didática, do tipo sala de aula invertida, foi desenvolvida com recursos midiáticos e de inteligência artificial para avaliar a influência dessas ferramentas na construção de conhecimentos em Biologia. Através de questionários estruturados, foi observado que as TDIC permitiram a transição de 41 alunos da ZDP para a Zona de Desenvolvimento Real (ZDR). No entanto, a apropriação tecnológica e a disponibilidade de recursos podem ser limitantes no processo de construção de conhecimento com TDIC. O uso de TDIC ajuda no desenvolvimento cognitivo em diferentes níveis, de acordo com a complexidade do objeto de conhecimento, destacando a necessidade do professor como mediador no processo de aprendizagem.
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