IMPACTO DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.1324

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, TDIC, Metodologias Ativas, Chatbot

Resumo

A relação entre aprendizagem e desenvolvimento é estreita, pois o desenvolvimento de habilidades e competências é influenciado por experiências educacionais distintas. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são frequentemente utilizadas para facilitar a aprendizagem e contribuir diretamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Este estudo teve como objetivo identificar as mudanças na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de alunos da educação básica, por meio da análise do desenvolvimento de uma abordagem pedagógica integrada com TDIC. A teoria do desenvolvimento cognitivo em zonas de Lev Vigotsky foi utilizada qualitativamente, e uma sequência didática, do tipo sala de aula invertida, foi desenvolvida com recursos midiáticos e de inteligência artificial para avaliar a influência dessas ferramentas na construção de conhecimentos em Biologia. Através de questionários estruturados, foi observado que as TDIC permitiram a transição de 41 alunos da ZDP para a Zona de Desenvolvimento Real (ZDR). No entanto, a apropriação tecnológica e a disponibilidade de recursos podem ser limitantes no processo de construção de conhecimento com TDIC. O uso de TDIC ajuda no desenvolvimento cognitivo em diferentes níveis, de acordo com a complexidade do objeto de conhecimento, destacando a necessidade do professor como mediador no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kiandro de Oliveira Gomes Neves, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor na Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Estado do Amazonas (SEDUC/AM), Manaus, Amazonas, Brasil.

José Francisco de Magalhães Netto, Universidade Federal do Amazonas

José Francisco de Magalhães Netto é professor da Universidade Federal do Amazonas e trabalha com Informática na Educação desde 1992, tendo orientado projetos de conclusão de graduação na área. Mais recentemente tem orientado, também, projetos de Mestrado e de Doutorado na área de Inteligência Artificial aplicada em Informática na Educação, além de projetos de iniciação científica. Desenvolve trabalhos visando a difusão de Novas Tecnologias direcionados para escolas, como, por exemplo, coordenando projetos baseados em Robótica Educacional e em Laboratórios Virtuais, acessáveis via Web, possibilitando acesso mais amplo a recursos ainda escassos, como robôs e equipamentos básicos de laboratórios. Orienta Projetos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação de Informática (Nível 5 CAPES) e no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal do Amazonas.

Publicado

2024-05-13

Como Citar

de Oliveira Gomes Neves, K., & de Magalhães Netto, J. F. (2024). IMPACTO DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(2), 24-37. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.1324

Edição

Seção

Artigos Científicos