APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO DE CIÊNCIAS E SANEAMENTO BÁSICO

Autores

  • Francisca Rayssa Freitas Ferreira Instituto Federal do Ceará, Brasil
  • Ana Vitória Santos Ribeiro Universidade Federal do Ceará, Brasil
  • Ana Karine Portela Vasconcelos Universidade Federal do Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1309

Palavras-chave:

ciências, saneamento, didático, projeto

Resumo

 presente relato aborda a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no estágio supervisionado em Ciências, realizado na Escola Municipal Edilson Brasil Soarez com turmas do 7º ano. O objetivo foi promover a interdisciplinaridade por meio de um projeto didático sobre saneamento básico, integrando teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem. Durante o estágio, a estagiária, em parceria com a professora regente, utilizou recursos audiovisuais, questionários e ações práticas para fomentar a reflexão crítica dos alunos sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos e a falta de saneamento. Os resultados evidenciaram o engajamento dos estudantes, especialmente na turma do 7º A, onde houve maior participação nas atividades. Os questionários aplicados junto às famílias forneceram dados relevantes sobre saneamento e percepção ambiental, que foram discutidos em sala de aula. As ações de intervenção, como a confecção de cartazes e distribuição de panfletos, demonstraram a aplicação dos conteúdos à realidade local dos alunos, promovendo a cidadania ativa. Apesar das limitações estruturais e desafios relacionados às turmas numerosas, a experiência destacou a relevância do estágio supervisionado na formação docente, integrando conhecimentos escolares à realidade social e fomentando a aprendizagem significativa e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Ferreira, F. R. F. ., Ribeiro, A. V. S. ., & Vasconcelos, A. K. P. . (2025). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO DE CIÊNCIAS E SANEAMENTO BÁSICO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 369-387. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1309

Edição

Seção

Relato de Experiência