O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?

Autores

  • Graciele Rosa de Souza
  • Rosangela Vieira de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1260

Palavras-chave:

Desafio na Utilização das TIC, Ensino de Ciências, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciele Rosa de Souza

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2022).

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Rosa de Souza, G., & Vieira de Souza, R. (2023). O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 231-245. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1260

Edição

Seção

Artigos Científicos