O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A LÍNGUA PORTUGUESA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1235

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Socioeducativo, Língua portuguesa

Resumo

O Pensamento Computacional (PC) vem sendo apontado como proposta significativa no processo educativo por meio de suas habilidades estruturantes voltadas para a resolução de problemas. O PC é considerado como a nova alfabetização do século XXI, mostrando-se capaz de se fazer presente de forma significativa em áreas diversas, especialmente na da educação. Este artigo relata os resultados da primeira etapa da investigação que tem por objetivo investigar as publicações científicas acerca do uso do PC no ensino da Língua Portuguesa para alunos sob medida socioeducativa de privação de liberdade. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, bibliográfica quanto aos procedimentos em que se fez uso da revisão sistemática de literatura (RSL) para o mapeamento de publicações. O questionamento norteador envolveu a discussão sobre as dificuldades inerentes ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa e o uso do pensamento computacional em práticas didáticas para alunos do sistema socioeducativo. A base de dados utilizada foi o Google Acadêmico. As dificuldades apresentadas no processo de ensino da Língua Portuguesa de alunos em cumprimento de medida socioeducativa reiteram a importância da discussão da temática e as possibilidades envolvidas na inserção do PC no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da revisão sistemática da literatura com relação as dificuldades no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e a linguagem de estudantes do sistema socioeducativo apontam para questões relacionadas a preconceitos linguísticos tanto por parte dos adolescentes, que cumprem medida de privação de liberdade, como pelos professores. Destaca-se que o uso do PC apresenta resultados na Educação Básica amparados por recursos pedagógicos que contribuem e estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico e interpretação textual, mas, as publicações científicas se apresentaram tímidas ao abordarmos o público alvo de alunos em cumprimento de medida socioeducativa. Conclui-se que foi possibilitada a inferência de que o PC oferece o apoio a demandas apontadas no aprendizado da Língua Portuguesa, bem como de práticas socioeducativas e de inclusão do estudante do sistema socioeducativo. A utilização do PC envolve também as habilidades estruturantes de reconhecimento de padrões e da abstração na releitura das variações dialetais que o estudante traz de seu convívio social. Depreende-se a importância da pesquisa e o desenvolvimento de conhecimento científico acerca do uso do PC e seus desdobramentos para a alunos da Educação Básica em situação de cumprimento de medida socioeducativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ícaro Kürten Gelosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Graduado em Psicologia, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, Brasil.

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Gelosa, Ícaro K. ., & Niedersberg Schuhmacher, V. R. . (2023). O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A LÍNGUA PORTUGUESA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 266-283. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1235

Edição

Seção

Artigos Científicos