A INTEGRAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Autores

Palavras-chave:

Engenharia Mecânica, Ensino-aprendizagem, Realidade aumentada, Tecnologia

Resumo

O ambiente escolar contemporâneo precisa estar atualizado com as inovações tecnológicas. As lousas tradicionais são substituídas por projetores e lousas digitais, o que permite maior interação com o conteúdo abordado, potencializando assim a relação entre ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa é discutir o uso do recurso tecnológico denominado Realidade Aumentada (RA) voltado para o ensino das disciplinas voltadas à Engenharia Mecânica. Esta proposta visa mitigar uma dificuldade, comumente encontrada entre os alunos, relacionada à visualização tridimensional dos elementos representados de forma bidimensional. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica com obras relevantes, a fim de definir o estado de arte do tema em questão. Como resultado, apresenta-se a viabilidade de utilização da RA em sala de aula nas disciplinas de Engenharia Mecânica, necessitando de uma prévia qualificação do docente responsável pelas disciplinas, uma vez que este se apresentará como intermediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno. Os resultados e conclusões obtidos afirmam que o uso da RA potencializa significativamente o ensino deste campo, trazendo uma maior compreensão dos conteúdos relacionados à Engenharia Mecânica de forma abrangente, destacando-se pela viabilidade de uso em sala de aula. 

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Biografia do Autor

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

possui Nivelamento Universitário (Studienkolleg) na Technische Hochschule Köln - Alemanha (1996 a 1998) e Graduação em Tecnologia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (2002). É Especialista em Automação Industrial (2003) e Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (2014) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa realizada na Universität Paderborn - Alemanha e Bolsa do programa de Doutorado Sanduíche do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Realizou também estágio de pesquisa pós-doutoral (2019) com Bolsa da Fundación Carolina na Universidad de Cádiz - Espanha, onde é consultor da comissão de garantia de qualidade do Programa de Doutorado em Engenharia Energética e Sustentável. É membro fundador da Academia Cearense de Matemática (ACM), também do ambiente de produtos educacionais SanUSB.org e Editor-Chefe da Revista Conexões: Ciência e Tecnologia. Atualmente é professor titular e pesquisador do IFCE, atuando como docente nos Mestrados ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional), PPGER (Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis) e no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no IFCE. Pesquisa na área de Mecatrônica e Engenharia Elétrica, dentro dos seguintes temas: Energias Renováveis, Sistemas Embarcados, IoT, EaD, Robótica e Educação Profissional.

Lana Priscila Souza , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2008), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2014) e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atuou de 2010 a 2012 e em 2020 como tutora da Universidade Aberta do Brasil pelo Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) com foco na formação de professores do curso de Licenciatura em Matemática. De 2017 a 2019, em sua atual instituição de ensino, trabalhou com o Programa OBMEP na Escola onde ministrou aulas para alunos convidados. Atualmente é professora efetiva da Rede Estadual de Educação Básica do estado do Ceará na EEMTI Maria José Santos Ferreira Gomes.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais - SMD pela Universidade Federal do Ceará(2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2009), graduação em Teatro pela Universidade Federal do Ceará(2020), graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará(1999), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará(2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra(1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará, Professor EBTT do Instituto Federal do Ceará, Membro de corpo editorial da Conexões : Ciência e Tecnologia, professor do Instituto Federal do Ceará, Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Revisor de periódico da RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, Membro de corpo editorial da RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, Membro de corpo editorial do Educação Profissional e Tecnológica em Revista e Professor Permanente de Doutorado Acadêmico da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas:UAB.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Silva, J. F. da ., Jucá, S. C. S., Souza , L. P. ., & Silva, S. A. da . (2025). A INTEGRAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 53-72. Recuperado de https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1222

Edição

Seção

Artigos Científicos