ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1190Palavras-chave:
Revista em Quadrinhos, Divulgação Científica, EnsinoResumo
Este artigo apresenta uma análise de revistas de histórias em quadrinhos de grande circulação no Brasil e no exterior, destacando os elementos científicos presentes nessas publicações que podem ser utilizados como formas de ensino não formal. Para isso, foram examinadas 33 revistas do tipo almanaque da Mônica no período de 2009 a 2020. Não foram analisados exemplares dos anos de 2015 e 2016, pois não havia exemplares gratuitos e as pesquisadoras não os possuíam em seu acervo. Os números disponíveis foram organizados em categorias de acordo com características semelhantes. Foi possível constatar que, mesmo sem a intenção explícita de ensinar, a maioria das revistas continham histórias que incorporaram apenas conceitos científicos nas temáticas da revista, no entanto, fazem de maneira equivocada e perpetuam com uma visão tecnicista da ciência e masculina de cientista. Como proposta, este trabalho apresenta possíveis formas de utilização dos episódios selecionados em sala de aula, além de reflexões sobre o impacto de alguns elementos na divulgação da ciência.
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