INDUTÂNCIA MÚTUA ENTRE SOLENÓIDES CONCÊNTRICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MODELOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1137

Palavras-chave:

Indução mútua, fluxo magnético, força eletromotriz induzida

Resumo

No estudo dos fenômenos naturais, o primeiro passo a ser dado para a sua descrição matemática é o uso de modelos ideais. Nos livros didáticos que servem de suporte às disciplinas de física básica nos cursos de graduação na grande área das ciências exatas e naturais quanto na das engenharias, os modelos ideais são bastante utilizados para sedimentar os conceitos básicos do conteúdo estudado. Contudo, neste trabalho procuramos ir um pouco além das prerrogativas do modelo ideal para a descrição do fenômeno eletromagnético da indução mútua. Neste trabalho é apresentado um modelo teórico para indutância mútua entre dois solenóides concêntricos, no qual é levado em conta o cenário em que o raio e comprimento dos solenóides possuem a mesma ordem de grandeza. Ademais, foi realizado uma investigação experimental com o intuito de validar o modelo proposto com base nos dados observados da força eletromotriz induzida nos terminais do solenóide interno devido a variação do fluxo magnético, que atravessa a área delimitada pelas suas espiras, gerado pelo solenóide externo cujos terminais foram conectados a um gerador de função configurado para gerar ondas senoidais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wagner Cavalcanti Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Ensino de Ciência e Matemática pela UNICAMP. Docente da Unidade Acadêmica de Físca da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil.

José David de Araújo, UFERSA

Bacharelando em Ciência e Tecnologia (UFERSA). Pau dos Ferros , Rio Grande do Norte, Brasil.

José Ronaldo Souza Nunes, UFERSA

Bacharelando em Engenharia Civil (UFERSA). Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

Agda Maria Castro Marques , UFERSA

Bacharelanda em Engenharia Civil (UFERSA), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Cavalcanti Silva, J. W., de Araújo, J. D., Souza Nunes, J. R. ., & Castro Marques , A. M. . (2023). INDUTÂNCIA MÚTUA ENTRE SOLENÓIDES CONCÊNTRICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MODELOS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 387-400. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1137

Edição

Seção

Artigos Científicos