O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1071Palavras-chave:
Recurso didático, Estratégia de Ensino, Lúdico, Formação de professoresResumo
Os Jogos Didáticos (JD), em especial no Ensino de Ciências (EC), têm-se apresentado como uma metodologia de ensino potencializadora, pois tem como intuito (re)significar os conceitos científicos e possibilitar ao aluno a apropriação destes. Nesse sentido, este trabalho apresenta um estudo acerca do uso de JD por meio da análise dos Trabalhos de Conclusão de EstágioTCE) de um Curso de Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Objetivamos evidenciar se os JD possuem potencial pedagógico para o EC para o uso no transcurso dos processos de ensino e de aprendizagem. Foram analisados 40 TCE dos quais emergiram 21 JD utilizados para abordar diferentes conteúdos que compõem o EC. Emergiram cinco (5) categorias assim descritas: (I) Tipo de JD; (II) Conteúdos; (III) Séries do Ensino Fundamental (EF); (IV) Tipo de Uso Pedagógico e (V) Metodologia do Jogo. Percebemos que em sua grande maioria foram utilizados JD para trabalhar conceitos envolvidos no conteúdo de Corpo Humano. Entendemos que os resultados foram positivos pois o uso dos JD no EC demonstrou que estes têm potencial pedagógico e podem motivar ainda mais professores a adotá-los como estratégias de ensino para atingir a significação dos conceitos científicos envolvidos no EC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Alessandra Regina Reichert, LETIANE LOPES DA CRUZ, Roque Ismael da Costa Güllich
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.