O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1071

Palavras-chave:

Recurso didático, Estratégia de Ensino, Lúdico, Formação de professores

Resumo

Os Jogos Didáticos (JD), em especial no Ensino de Ciências (EC), têm-se apresentado como uma metodologia de ensino potencializadora, pois tem como intuito (re)significar os conceitos científicos e possibilitar ao aluno a apropriação destes. Nesse sentido, este trabalho apresenta um estudo acerca do uso de JD por meio da análise dos Trabalhos de Conclusão de EstágioTCE) de um Curso de Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Objetivamos evidenciar se os JD possuem potencial pedagógico para o EC para o uso no transcurso dos processos de ensino e de aprendizagem. Foram analisados 40 TCE dos quais emergiram 21 JD utilizados para abordar diferentes conteúdos que compõem o EC. Emergiram cinco (5) categorias assim descritas: (I) Tipo de JD; (II) Conteúdos; (III) Séries do Ensino Fundamental (EF); (IV) Tipo de Uso Pedagógico e (V) Metodologia do Jogo. Percebemos que em sua grande maioria foram utilizados JD para trabalhar conceitos envolvidos no conteúdo de Corpo Humano. Entendemos que os resultados foram positivos pois o uso dos JD no EC demonstrou que estes têm potencial pedagógico e podem motivar ainda mais professores a adotá-los como estratégias de ensino para atingir a significação dos conceitos científicos envolvidos no EC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Regina Reichert, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Letiane Lopes Da Cruz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e bolsista CAPES pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Roque Ismael da Costa Güllich, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Reichert, A. R. ., Lopes Da Cruz, L., & Güllich, R. I. da C. . (2023). O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 163-182. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1071

Edição

Seção

Artigos Científicos