UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1066Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Jogo, Ensino FundamentalResumo
O artigo, traz resultados apresentados por um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, constatados a partir da aplicação de um jogo de memória desenvolvido, tendo em vista a verificação de aprendizagem conceitual e procedimental. A finalidade do texto é ressaltar a aprendizagem obtida e as possibilidades na ancoragem de novas informações, considerando os aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, sendo o conhecimento prévio um fator primordial no processo de ancoragem, para que de fato, ocorra a assimilação de novas informações de maneira significativa. Nesse sentido, as informações contidas neste texto são um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Salientamos que o estudo também integrou o uso da identificação de ideias prévias dos participantes com um questionário aplicado através da plataforma online Mentímeter. A análise foi realizada com base nos dados obtidos do questionário e da aplicação do jogo. Sendo assim, os resultados mostram as contribuições do jogo para a aprendizagem significativa do conteúdo “fauna regional”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Luciano Pavnoski, Thaís Rafaela Hilger, Neila Tonin Agranionih, Silvia Zamberlan Costa Beber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.