UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1066

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Jogo, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo, traz resultados apresentados por um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, constatados a partir da aplicação de um jogo de memória desenvolvido, tendo em vista a verificação de aprendizagem conceitual e procedimental. A finalidade do texto é ressaltar a aprendizagem obtida e as possibilidades na ancoragem de novas informações, considerando os aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, sendo o conhecimento prévio um fator primordial no processo de ancoragem, para que de fato, ocorra a assimilação de novas informações de maneira significativa. Nesse sentido, as informações contidas neste texto são um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Salientamos que o estudo também integrou o uso da identificação de ideias prévias dos participantes com um questionário aplicado através da plataforma online Mentímeter. A análise foi realizada com base nos dados obtidos do questionário e da aplicação do jogo. Sendo assim, os resultados mostram as contribuições  do jogo para a aprendizagem significativa do conteúdo “fauna regional”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Pavnoski, UFPR

Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu – Paraná, Brasil.

Thaís Rafaela Hilger, UFPR

Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Neila Tonin Agranionih, UFPR

Professora Assistente da Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil.

Silvia Zamberlan Costa Beber, UNIOESTE

Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Pavnoski, L. ., Hilger, T. R. ., Tonin Agranionih, N., & Zamberlan Costa Beber, S. . (2023). UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 183-197. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1066

Edição

Seção

Artigos Científicos