A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1051

Palavras-chave:

natureza das perguntas, ensino de Ciências, ensino fundamental

Resumo

Este trabalho apresenta discussões decorrentes da formulação de perguntas feitas por alunos de ensino fundamental em aulas de Ciências. O estudo foi desenvolvido a partir de três observações que foram gravadas em duas turmas do ensino fundamental, e a partir disso, as perguntas foram classificadas, conforme sua natureza individual, em sete categorias. Os resultados alcançados com a utilização dessa metodologia apontam que os estudantes fazem diversas perguntas associativas e preditivas, que não se vinculam com conhecimentos anteriores, mas sim com vivências, ou perguntas que formam suposições a partir do que é tratado. Além disso, o trabalho esboça a falta de formação de opinião dos alunos, indicando um caminho que pode ser seguido pela Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, UPF

Universidade de Passo Fundo. Doutor em Educação em Ciências UFRGS. Docente do PPGECM e PPEDU, Passo Fundo, RS, Brasil.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, UPF

Universidade de Passo Fundo. Doutora em Científica e Tecnológica UFSC. Docente do PPGECM e PPEDU, Passo Fundo, RS, Brasil.

Victor Hugo Fernandes Bonamigo, UPF

Universidade de Passo Fundo. Licenciado em Física UPF. Discente do PPGECM, Passo Fundo, RS, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Darroz, L. M. ., Werner da Rosa, C. T. ., & Fernandes Bonamigo, V. H. . (2023). A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 78-91. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1051

Edição

Seção

Artigos Científicos