A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1051Palavras-chave:
natureza das perguntas, ensino de Ciências, ensino fundamentalResumo
Este trabalho apresenta discussões decorrentes da formulação de perguntas feitas por alunos de ensino fundamental em aulas de Ciências. O estudo foi desenvolvido a partir de três observações que foram gravadas em duas turmas do ensino fundamental, e a partir disso, as perguntas foram classificadas, conforme sua natureza individual, em sete categorias. Os resultados alcançados com a utilização dessa metodologia apontam que os estudantes fazem diversas perguntas associativas e preditivas, que não se vinculam com conhecimentos anteriores, mas sim com vivências, ou perguntas que formam suposições a partir do que é tratado. Além disso, o trabalho esboça a falta de formação de opinião dos alunos, indicando um caminho que pode ser seguido pela Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Victor Hugo Fernandes Bonamigo
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.