PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1001

Palavras-chave:

Educação CTS, temas geradores, ensino de ciências

Resumo

O Encontro Nacional de Ensino de Química e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física surgem na década de 1980. Na década seguinte, cria-se o principal fórum de discussão sobre ensino de ciências da natureza, o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Em seguida, aparece o Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Todos esses eventos contam atualmente com uma linha temática para apresentação de trabalhos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos apresentados na linha CTS em edições recentes desses quatro eventos, realizadas em 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que se buscou identificar a ocupação acadêmica dos autores dos trabalhos; sua vinculação institucional; níveis de ensino estudados; focos educacionais dos trabalhos; se há ou não escolhas de temas geradores no estudo e quais são os principais temas escolhidos; e se há, nos trabalhos dos quatro eventos, um referencial teórico comum específico da Educação CTS. Os resultados apontam que a USP se destaca como instituição com maior número de trabalhos; Wildson dos Santos é a principal referência da Educação CTS nos quatro eventos; e alimentação, energia, lixo e água estão entre os temas geradores mais escolhidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Bastos Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural e em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Bastos Cunha, R. (2023). PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 401-414. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1001

Edição

Seção

Artigos Científicos