PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1001Palavras-chave:
Educação CTS, temas geradores, ensino de ciênciasResumo
O Encontro Nacional de Ensino de Química e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física surgem na década de 1980. Na década seguinte, cria-se o principal fórum de discussão sobre ensino de ciências da natureza, o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Em seguida, aparece o Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Todos esses eventos contam atualmente com uma linha temática para apresentação de trabalhos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos apresentados na linha CTS em edições recentes desses quatro eventos, realizadas em 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que se buscou identificar a ocupação acadêmica dos autores dos trabalhos; sua vinculação institucional; níveis de ensino estudados; focos educacionais dos trabalhos; se há ou não escolhas de temas geradores no estudo e quais são os principais temas escolhidos; e se há, nos trabalhos dos quatro eventos, um referencial teórico comum específico da Educação CTS. Os resultados apontam que a USP se destaca como instituição com maior número de trabalhos; Wildson dos Santos é a principal referência da Educação CTS nos quatro eventos; e alimentação, energia, lixo e água estão entre os temas geradores mais escolhidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Rodrigo Bastos Cunha
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.