ASPECTOS CONVERGENTES ENTRE A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA CATÓLICA E AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES MIGRATÓRIAS NA ATUALIDADE

Autores

  • Fabio Fabrício Pereira da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Clovis Gorczevski Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v18i44.939

Resumo

O atual cenário migratório traz em seu bojo inúmeras questões que reclamam atenção e atuação específicas. São legiões de refugiados ambientais, refugiados socioeconômicos, refugiados/asilados políticos, migrantes indígenas ou pessoas perseguidas por questões de gênero, intolerância religiosa, ou ainda pela maior de todas as misérias: a fome. São inúmeros os rostos de populações tão diversas entre si, que enfrentam o mesmo infortúnio da serem forçados a deixar terra, teto, trabalho, cultura e história. O presente estudo visa lançar um olhar sobre o trabalho desenvolvido por organizações da sociedade civil, com mais especificidade aquelas pautadas pela Doutrina Social da Igreja Católica, como a Cáritas, Pastoral do Migrante, Serviço Franciscano de Solidariedade, Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados e outros. A análise se propõe a considerar a importância da sociedade civil organizada em complementariedade à responsabilidade estatal advinda da Constituição no que tange à proteção social de direitos fundamentais e o próprio controle social na formulação, aprimoramento e fiscalização das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Gorczevski, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Doutor em Direito pela Universidad de Burgos (2002); Pós-doutor pela Universidade de Sevilla (2007) e pela Universidad de La Laguna (2011); Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984); Professor da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.    

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Silva, F. F. P. da ., & Gorczevski, C. . (2023). ASPECTOS CONVERGENTES ENTRE A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA CATÓLICA E AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES MIGRATÓRIAS NA ATUALIDADE. Revista Direitos Culturais, 18(44), 159-172. https://doi.org/10.31512/rdc.v18i44.939

Edição

Seção

Artigos