ENFRENTAR A CRISE CLIMÁTICA COM MAIS BEM-ESTAR

OS ARGUMENTOS DO COMUNITARISMO E DO DECRESCIMENTO SE SUSTENTAM FACE ÀS PESQUISAS SOBRE O BEM-ESTAR?

Autores

  • Jacson Roberto Cervi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4209-2153
  • João Pedro Schmidt Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v17i41.716

Palavras-chave:

crise climática; bem-estar; comunitarismo; decrescimento; sustentabilidade.

Resumo

A busca do bem-estar move, desde sempre, os processos de desenvolvimento, os quais conduziram ao incremento notável das comodidades humanas, mas, por outra parte, a uma degradação inédita do ambiente natural. A face mais dramática da degradação é a crise climática, um fenômeno que não pode mais ser considerado um risco do futuro: é uma ameaça do presente. Apesar disso, as respostas práticas têm sido incipientes, por falta de freios sistêmicos. O problema de fundo da crise climática reside nas formas vigentes de suprir as demandas do bem-estar humano e sua solução depende da adoção de modelos compatíveis com a sustentabilidade ambiental. Este texto apresenta argumentos comunitaristas e do decrescimento que atestam ser possível a complementaridade entre bem-estar humano e preservação da natureza. A linha conclusiva é que os argumentos comunitaristas e decrescentistas sobre a compatibilidade entre preservação ambiental e bem-estar humano se sustentam em face dos achados das pesquisas científicas sobre a relação entre a condição econômica e o bem-estar. A técnica de pesquisa é bibliográfica e documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacson Roberto Cervi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul, com estágio doutoral na Universidade de Sevilha – Espanha. Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor na Graduação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Santo Ângelo – RS. Advogado.

João Pedro Schmidt, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1982), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Em 2016 realizou estudos de pós-doutoramento na The George Washington University (Washington DC, EUA), com apoio do programa de Estágio Sênior no Exterior, da CAPES. É professor titular da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando especialmente no Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade, comunitarismo, instituições comunitárias, terceiro setor, políticas públicas de inclusão.

Publicado

2022-05-03

Como Citar

Cervi, J. R., & Schmidt, J. P. . (2022). ENFRENTAR A CRISE CLIMÁTICA COM MAIS BEM-ESTAR: OS ARGUMENTOS DO COMUNITARISMO E DO DECRESCIMENTO SE SUSTENTAM FACE ÀS PESQUISAS SOBRE O BEM-ESTAR? . Revista Direitos Culturais, 17(41), 225-250. https://doi.org/10.20912/rdc.v17i41.716

Edição

Seção

Artigos