O AVANÇO COMUNITÁRIO DO ENSINO E DA PESQUISA PARA A UNIVERSIDADE DO AMANHÃ

Autores

  • Joedson de Souza Delgado Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Gabrielle Jacobi Kölling Complexo Educacional Renato Saraiva, Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v16i40.639

Resumo

Este ensaio se propõe analisar a obra de Darcy Ribeiro, Universidade para quê?, ao idealizar uma mudança social que perpassa pela educação e pela pesquisa em todos os níveis e tipos. O objeto central é de examinar os paradigmas de pesquisa e seus métodos de ensino diante do apelo dos governos e do mercado orientativo para a otimização dos lucros em detrimento das necessidades sociais. A partir do método dedutivo, da metodologia teórica e da revisão bibliográfica, o texto convida a refletir sobre o futuro das instituições de ensino superior, visto que a imaginação e a ousadia do indivíduo inspiram o acontecimento da vida e disto surgem as soluções. A imaginação liberada e a ousadia já tomam e tomarão cada vez mais a forma de igualdade de oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joedson de Souza Delgado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutorando em Direito na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Especialista em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Direito Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Administração pela Universidade de Brasília (UnB). É servidor na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lotado na assessoria da Gerência-Geral de Toxicologia. Possui experiência em tutoria de ensino a distância em cursos de pós-graduação lato sensu. Suas pesquisas se concentram na compreensão das estruturas de governança regulatória que influenciam a interpretação das normas administrativas e tributárias e em como os instrumentos jurídicos pautam as relações sociais.

Gabrielle Jacobi Kölling, Complexo Educacional Renato Saraiva, Recife, PE, Brasil

Doutora em Direito Público. Mestre em Direção Pública. Especialista em Diretoria Sanitária. Bacharel em Direito. Pesquisador direto nas áreas: Teoria dos Sistemas Sociais; Diretoria Constitucional, Administrativa, Regulatória, Sanitária e Ambiental. Professor da Universidade Municipal de São Caetano - USCS (LICENCIADO) e Strong Esags - FGV - Santo André. Professora do Mestrado Profissional em Direito do CERS - Complexo Educacional Renato Saraiva. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Proteção legal à saúde ambiental”. Avaliadora do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Delgado, J. de S. ., & Kölling, G. J. . (2021). O AVANÇO COMUNITÁRIO DO ENSINO E DA PESQUISA PARA A UNIVERSIDADE DO AMANHÃ. Revista Direitos Culturais, 16(40), 307-320. https://doi.org/10.20912/rdc.v16i40.639

Edição

Seção

Artigos