REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA IMAGÉTICA NA ESFERA TEÓRICA SOCIOLABORAL

A HERMENÊUTICA DAS FONTES DO DIREITO PARA A APREENSÃO DO VALOR SOCIAL DO TRABALHO

Autores

  • Jailton Macena de Araujo Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
  • Rayanne Aversari Câmara Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v16i40.352

Palavras-chave:

Valor Social do Trabalho. Trabalho Decente. Cultura Visual. Visibilidade. Reconhecimento.

Resumo

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabeleceu o valor social do trabalho como um dos fundamentos do Estado Democrático do Direito. Nesse cenário, onde a simples positivação se mostra insuficiente, e partido da premissa de que a realidade social em seus diversos planos é um fator de criação e transformação do direito, o presente trabalho propõe que a ineficácia das normas em relação ao valor social do trabalho e ao trabalho decente decorre, além dos interesses econômicos de maximização do lucro, da invisibilidade social da exploração do trabalho, para, ao final, defender que imagens podem ser um meio de proporcionar visibilidade e consequentemente maior efetividade aos direitos e garantias existentes. Desta forma, abordando a imagética, pretende-se ampliar as condições de viabilização da hermenêutica jurídica, permitindo, através de uma reflexão multicultural a construção dos elementos essenciais para a construção de uma nova forma de refletir a forma de ver a teoria do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayanne Aversari Câmara, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Advogada. Professora da Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba, área de concentração em Direitos Humanos. Pós graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Paraíba (ESMAT 13). Graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Ênfase no estudo do Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Processual Civil, Direitos Humanos e Transjuridicidade. 

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Araujo, J. M. de, & Câmara, R. A. . (2021). REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA IMAGÉTICA NA ESFERA TEÓRICA SOCIOLABORAL: A HERMENÊUTICA DAS FONTES DO DIREITO PARA A APREENSÃO DO VALOR SOCIAL DO TRABALHO. Revista Direitos Culturais, 16(40), 45-67. https://doi.org/10.20912/rdc.v16i40.352

Edição

Seção

Artigos