GÊNESE, FUNÇÃO E COMPREENSÃO DOS NOVOS DIREITOS PRIVADOS

Autores

  • Roberto Henrique Porto Nogueira Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil
  • Iara Antunes de Souza Universidade Federal de Ouro Preto, Outro Preto, MG, Brasil
  • Leila Bitencourt Reis da Silva Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v15i37.225

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de revelar o papel do Direito Privado no contexto das transformações sociais e da correlata busca pela justiça social e pela efetivação dos direitos fundamentais.  A partir disso, traça um cenário geral sobre perspectivas teóricas para a compreensão dos novos direitos, em especial os novos direitos privados, cuja discussão é edificante de projetos plurais de dignidades, bem como de posições jurídicas negociais. A hipótese consiste na ideia de que o Direito Privado não fica alheio às reinvindicações emergentes da dinâmica social. Utiliza-se da vertente teórico-dogmática por meio do uso de dados coletados em fonte primária e secundária, bibliográfica e documentalmente. Ao final, é possível concluir que os novos direitos são caracterizados e voltados à promoção do desocultamento de situações sociais não tratadas adequadamente pelo Direito Privado. Destaca-se também a concepção de novos direitos que não tem relação com o aspecto meramente cronológico, visto que a marca diferencial dos novos direitos é a sua relação com uma leitura que tem como premissa a admissão do pluralismo epistemológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Henrique Porto Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil

Doutorado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; especialização em Direito Tributário pela Faculdade Milton Campos. Pesquisador do Núcleo Novos Direitos Privados e coordenador do Centro de Mediação e Cidadania da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor adjunto da Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Direito da UFOP.

Iara Antunes de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto, Outro Preto, MG, Brasil

Doutora e Mestra em Direito Privado pela PUC Minas

Especialista em Direito Processual e Direito Civil

Professora da graduação em Direito e da pós-graduação Novos Direitos, Novos Sujeitos da Universidade Federal de Ouro Preto

Chefe do DEDIR/EDTM/UFOP

Pesquisadora do Novos Direitos Privados e vulnerabilidades e do Centro de Estudos em Biodireito - CEBID

Membro do IBDFAM MG e da comissão de Direito de Família da OAB MG

Leila Bitencourt Reis da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutoranda na Pós-Graduação strictu sensu em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado  na Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); especialização em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo Novos Direitos Privados e colaboradora do Centro de Mediação e Cidadania da UFOP. Ouro Preto/MG, Brasil.

Publicado

2020-09-15

Como Citar

Nogueira, R. H. P. ., Souza, I. A. de ., & Silva, L. B. R. da. (2020). GÊNESE, FUNÇÃO E COMPREENSÃO DOS NOVOS DIREITOS PRIVADOS. Revista Direitos Culturais, 15(37), 219-233. https://doi.org/10.20912/rdc.v15i37.225

Edição

Seção

Artigos